Negócios em Foco

Educação e protagonismo: parceria que dá certo !

Em iniciativa da PrimeiroPay com apoio do Superprof, projeto da Turma do Flau promove o incentivo à cidadania em Recife

           
Chatenay Malabry 13/05/2019



Reunir um professor apaixonado pelo que faz e uma turma de crianças com expectativas e desejo de aprender. Essa foi a ideia de base da parceria firmada entre a plataforma de aulas particulares Superprof e a PrimeiroPay, facilitadora internacional de pagamentos online. O local de atuação? Uma comunidade com uma história de resistência e defesa de direitos humanos: o bairro Brasília Teimosa, na zona sul de Recife. É lá que acontece a Turma do Flau, projeto apoiado pela PrimeiroPay.

Instalado no bairro há 24 anos, o Centro Educacional Profissionalizante do Flau desenvolve atividades que contribuem para a qualificação profissional e rendimento escolar de cerca de 150 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social da região.

“Dois de nossos valores essenciais são o não-conformismo e a bondade; por isso, a PrimeiroPay busca parcerias com empresas e organizações que os compartilham conosco. Quando conhecemos a Turma do Flau, a admiração foi imediata e nos unimos desde então para apoiar o trabalho deles. O SuperProf também divide conosco a missão de entender os mercados locais onde opera e traduzir em um serviço de excelência, como fazem seus professores associados. A cooperação entre os três só poderia ter resultado em um projeto encantador”, diz o fundador e diretor da PrimeiroPay, Tim Werner.

“No Brasil, o Superprof já está com mais de 850 mil professores cadastrados. Achamos que seria uma boa ideia aliar a paixão pela educação a esse projeto social próprio da comunidade. Por isso, a PrimeiroPay teve a iniciativa de convidar alguns profissionais em áreas como teatro, reforço escolar, artesanato e desenho para que atuassem como voluntários no projeto” conta Louizy Costa, Community Manager Brasil do Superprof. Logo, a ideia se concretizou em mobilização efetiva.

Em 2019, dois educadores desenvolveram oficinas e ateliês com as crianças participantes da Turma do Flau: Lilian Miranda, professora de desenho, e Pedro Ponzo, professor de quadrinhos. Encontros lúdicos, formativos e produtivos – únicos em um Brasil marcado pela desigualdade social e carente de iniciativas públicas na educação, na cultura e na profissionalização.

"Realizar essas oficinas com a PrimeiroPay para a Turma do Flau foi uma vivência muito gratificante. Agradeço ao Superprof pelo caminho que nos levou e pela oportunidade dessa rica troca de experiências”, revela a educadora Liliana Miranda.

Momentos tão ricos que renderam a criação de uma HQ – História em Quadrinhos – pelos próprios jovens e crianças, com direito a publicação e festa de lançamento, cheia de música e apresentações culturais e representativas do folclore pernambucano.

O projeto, além de contribuir para a formação escolar, a expressão individual, o convívio social e o incentivo ao protagonismo juvenil, também contou com o envolvimento dos educadores parceiros da Superprof na causa da comunidade.

“Cada dia que eu me encontrava com as crianças e os voluntários da Turma do Flau mais eu aprendia sobre a impressionante história de resistência e fé de Brasília Teimosa, um grande exemplo de organização e iniciativa popular. Agradeço a todos que me receberam de coração aberto e compartilharam um pouco de sua história!”, relata Pedro, professor de quadrinhos.

A missão da Turma do Flau é dar apoio integral aos moradores do bairro. Lá são oferecidos diversos cursos tanto na área profissional, como trabalho mecânico de automóveis, informática, cabeleireiro, quanto nas áreas de esporte, música e arte. As ações visam o fortalecimento do desenvolvimento pessoal, da personalidade e da identidade. Há ainda debates sobre a boa convivência no bairro, eventos culturais, tradicionais e participativos com crianças, jovens e famílias.

O Superprof foi fundado na França em 2013 e hoje está presente em 25 países, sendo líder de mercado em vários deles. A plataforma chegou ao Brasil no início de 2016, conta com mais de 850 mil professores e tem recebido cerca de 30 mil pedidos de aula por mês. Além das matérias de reforço escolar e idiomas, os tutores podem ensinar disciplinas ligadas à arte, informática, esportes e música.

A PrimeiroPay é uma facilitadora de pagamentos internacionais com sede em Luxemburgo. No Brasil há 5 anos, a empresa é parceira de grandes empresas de serviços digitais e ecommerces internacionais na expansão de seus serviços para consumidores na América Latina.

Veja mais

Compartilhe esta notícia

           

Pesquisar


Sobre

Desde 2017 o portal de notícias Negócios em Foco leva informações do mundo empresarial para um público qualificado. Notícias sobre inovações, lançamentos, produtos e serviços são publicadas diariamente atingindo milhares de leitores todos os dias.

Notícias em destaque

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com