Coruripe – AL 09/03/2017 16h30
Para homenagear as mulheres, a Usina Coruripe promoveu, no dia 8 de março, pelo segundo ano consecutivo, uma ação para prestigiar as mulheres nesse dia especial. As colaboradoras assumiram as diretorias para debater sobre a igualdade de direitos e realizar reuniões sobre o papel da mulher na empresa. O objetivo da ação foi reunir ideias para identificar oportunidades de aumentar a influência feminina na Coruripe.
Fábio Moniz, diretor-administrativo e de Recursos Humanos da Usina Coruripe, afirma que todas as decisões e tarefas do dia foram executadas pelas mulheres que ocuparam os cargos. “Nosso objetivo com essa homenagem foi enfatizar a importância do público feminino na empresa, mostrando que, cada vez mais, elas assumem posições de destaque com igual competência. Além disso, estamos valorizando o papel delas para a construção de uma empresa mais sólida e igualitária”, diz.
De acordo com o cronograma provisório referente à ação, seis funcionárias ocuparam os mesmos cargos que assumiram durante a realização da primeira ação realizada no ano passado. A secretária Alcione Andrade assumiu o cargo de presidente da empresa e a analista Patricia Freschi ficou com as funções de diretora-financeira. A gerente-administrativa e de RH de Campo Florido, Milena Marinho, foi a diretora-administrativa e de Recursos Humanos e a coordenadora Vania Cristina assumiu a Diretoria Jurídica. A analista Paula Fernanda Alves foi a diretora-comercial e Maria Patrícia Freitas, também analista, assumiu as funções de gerente-executiva de Fornecedores. A coordenadora corporativa de Qualidade Industrial, Maria de Lourdes, ocupou o cargo de diretora de Produção.
Além disso, em todas as unidades da Usina Coruripe, houve palestras que abordam como tema central os direitos das mulheres e distribuição de brindes.
A consultoria PwC Brasil, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), e o Instituto de Estudos do Agronegócio (IEAG), realizou a pesquisa “Mulheres no Agronegócio Brasileiro”, que mostra a evolução da presença da mulher no setor. O estudo, que ouviu 301 mulheres responsáveis pela gestão ou produção agropecuária no país, concluiu que a profissionalização das mulheres no setor é um dos destaques observados em campo e essa evolução é constatada pelos dados. O Censo Agropecuário do IBGE, em 2006, revelou que 83% das mulheres dirigentes tinham nenhuma ou pouca escolaridade (até ensino médio incompleto); atualmente, 60% delas possuem ensino superior completo, sendo 25% com pós-graduação.
A Usina Coruripe, controlada pelo Grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroalcooleiro no Norte/Nordeste e uma das oito maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais, uma em Alagoas e um terminal rodoferroviário em São Paulo, possui capacidade de moagem de 14,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produz açúcar VHP, açúcar cristal, etanol e exporta energia elétrica.
Usina sucroalcooleira lança campanha de conscientização contra assédio
Ver todas as notícias
Agropecuária
Agronegócio
Emprego
Mulher
Publicado por