Rio de Janeiro 02/03/2017 17h45
O principal avanço é a segurança do gerador com relação a destinação correta e, sobretudo, a prevenção de passivos e crimes ambientais.
O Rio de Janeiro acaba de assinar um convênio para adotar o sistema de controle de resíduos industriais no estado. Trata-se de um acordo de cooperação entre o Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA-RJ) e a Fundação para o Meio ambiente de Santa Catarina (Fatma), com o apoio técnico da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).
A proposta das autoridades cariocas é replicar a ferramenta de Santa Catarina, que funciona há mais de um ano na região e conta atualmente com a adesão de cerca de 40 mil empresas. Por ser feito de maneira online e via web, a plataforma permite o acompanhamento em tempo real de todas as etapas da cadeia de destinação de resíduos sólidos no estado, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte e o tratamento e disposição final, mesmo quando a origem ou destino dos rejeitos for fora do território em questão.
Para o presidente da Abetre, Carlos Fernandes, trata-se do mais moderno mecanismo declaratório na área de gestão pública ambiental no Brasil. Segundo o executivo, o principal avanço é a segurança do gerador com relação a destinação correta e, sobretudo, a prevenção de passivos e crimes ambientais. “Também assegura às companhias geradoras a rastreabilidade dos resíduos e a confiabilidade dos documentos comprobatórios da destinação final efetuada”, afirma Fernandes.
“A nova sistemática oferece aos órgãos competentes um sistema de controle mais apurado e uma radiografia completa de toda a cadeia de gestão de resíduos no estado”, comenta o presidente da Abetre.
Índice de sustentabilidade aponta necessidade de arrecadação específica para limpeza pública no Brasil, diz Abetre
Presidente da Abetre apresenta em São Paulo propostas para erradicação dos lixões
Carlos Fernandes é reeleito para presidência da Abetre
Ver todas as notícias
Negócio
Economia
Governo
Indústrias
Serviços Públicos
Publicado por