São Paulo, SP 31/05/2017 11h29
É comum que pequenos empresários pensem que aderir a um sistema de gestão é algo caro, mas há no mercado sistemas que oferecem ótimas ferramentas por um preço acessível
O mercado empreendedor está cada dia mais concorrido e desafiador. Por isso, quem quer crescer no mundo dos negócios precisa se manter atualizado e buscar estratégias para estar à frente da concorrência. Um ponto bastante importante – e por vezes esquecido – é o back office da empresa, que precisa ser preciso e organizado. Nesse sentido, um bom sistema de gestão (ERP) tem sido a solução encontrada por micro e pequenos empreendedores para aperfeiçoar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência. Confira as principais vantagens e benefícios que um gestor tem ao implantar um ERP em sua empresa.
PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS
O sistema de gestão é capaz de unificar as informações dos diversos setores do negócio, automatizando a metodologia de trabalho e melhorando a organização do fluxo de dados. Portanto, a empresa ganha eficácia e agilidade quando opera com ERP.
Desse modo, o software permite que o empresário padronize os processos da empresa, facilitando o controle de informações, reduzindo o tempo das atividades e diminuindo os erros operacionais.
TOMADA DE DECISÕES COM ASSERTIVIDADE
A expressão “tempo é dinheiro” é bem antiga, mas ainda faz muito sentido. O sistema de gestão possibilita emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e) em menos de 1 minuto, enquanto empresários que não utilizam ERP precisam de mais de 10 minutos para emitir cada documento. O software também emite boletos bancários e controla contas a pagar e a receber com alguns cliques.
Os benefícios do sistema de gestão integrado à administração empresarial já fazem parte do dia a dia da Orangebox Miniaturas, e-commerce especializado em pequenos objetos colecionáveis. “Hoje usamos o Bling para toda parte de compras, vendas, logística e controle geral em nossas lojas. Trabalhamos com o sistema há anos e temos retorno em tudo que precisamos”, destaca o sócio administrador da empresa, José Ricardo Nogueira.
Com um bom sistema de gestão, pequenas empresas conseguem gerar relatórios gerenciais sem necessidade de manter uma série de planilhas e outros arquivos. Por estar integrado a setores como estoque e financeiro, o ERP apresenta um panorama de toda a estrutura financeira do negócio, apontando entradas e saídas. Assim, o gestor pode avaliar desempenho de vendas, vendedores e produtos.
DIMINUI CUSTOS COM ESTOQUE E MÃO DE OBRA
O ERP contribui diretamente com a redução de custos. Com menos processos, é possível reduzir os gastos com mão de obra, despesa que preocupa pequenos e médios empresários, principalmente os que estão começando.
Outro ponto interessante é uma gestão de estoque mais eficiente, evitando perdas com controle de produtos parados e eliminação de materiais desnecessários.
REDUZ ERROS OPERACIONAIS
Processos manuais têm maior probabilidade de sofrer falhas. Ao preencher uma planilha ou inserir dados em um programa, o funcionário pode gerar erros de digitação ou inclusão de valores e informações divergentes, causando uma dor de cabeça desnecessária.
Já quem utiliza software de gestão consegue automatizar esses processos. A partir de configurações e parâmetros pré-definidos, o sistema insere e realiza cálculos automáticos. Além disso, a tecnologia proporciona segurança no fluxo de informações e diminui o risco de fraudes.
ERP NÃO É CUSTO, É INVESTIMENTO
É comum que pequenos empresários pensem que aderir a um sistema de gestão é algo caro, mas há no mercado sistemas que oferecem ótimas ferramentas por um preço acessível, como o Bling. Além de controle completo de estoque, frente de caixa, financeiro, cadastro de clientes, produtos e fornecedores e emissão de NF-e e boletos, o Bling aposta em integrações voltadas para o e-commerce. Conectado a serviços como plataformas de e-commerce, marketplaces, distribuidoras e empresas de logística, como Correios, o Bling é referência para pequenos e médios empresários que desejam atuar em mais de um canal.
Felipe Alcará, diretor da funilaria Dambrós, ressalta a agilidade que o Bling oferece ao desempenho do negócio. “O Bling é fundamental no dia a dia da nossa empresa, pois organizamos pagamentos, orçamentos, aprovações e tudo mais que precisamos. Muitas vezes, tive que acessar o sistema on-line com 4G para consultar alguma coisa. Esse é um recurso muito importante na agilidade que precisamos ter”, afirma.
Focado em pequenos e médios negócios, o Bling tem planos a partir de R$ 50 por mês e sem custo de instalação, pois é on-line e dispensa armazenamento de programas ‘pesados’. Assim, o usuário pode acompanhar o cotidiano do negócio inclusive pelo smartphone. Para apresentar as ferramentas do sistema, o ERP oferece 30 dias para teste grátis em todos os planos.
Pequenos empresários economizam dinheiro com sistema de gestão
Sistema de gestão simplifica vendas em marketplaces
Sistema integrado aos Correios otimiza logística no e-commerce
Negócio
Economia
e-Commerce
Empreendedores
Tecnologia
Divulgado por