São Paulo, SP 28/09/2017 13h49
Em 2016 o mercado de publicidade movimentou nada menos que U$ 493 bilhões. Desse valor, U$ 178 bilhões foram investimentos em publicidade on-line. A previsão de crescimento até o final desse ano é de 17% elevando esse valor para U$ 202 bilhões. No Brasil, um estudo realizado pela IAB (Interactive Advertising Bureau) revelou que o crescimento em publicidade online no ano passado foi de 26% totalizando R$ 11,8 bilhões e vai manter a mesma taxa de crescimento para esse ano.
Especialistas afirmam ainda que até o final de 2017, pela primeira vez os investimentos em marketing digital ultrapassarão os investimentos na tradicional mídia para televisão em todo o mundo.
Atualmente a maioria das empresas, independentemente do porte, fazem algum tipo de marketing online não necessariamente pago. Uma página no Facebook, um perfil no Instagram já são estratégias de marketing e comunicação com o objetivo de promover o produto ou marca e fortalecer o relacionamento com o consumidor. As marcas vão onde o consumidor está e cada vez mais o tempo gasto na internet aumenta, por isso é lá que todo mundo quer estar. Além disso a acessibilidade ao marketing digital democratizou muito mais o mundo dos negócios. No mundo online, empresas de pequeno porte disputam com grandes empresas a atenção do consumidor. Não é incomum ver um anúncio da Coca-Cola e logo abaixo o anúncio da pizzaria do bairro, a vitrine é uma só para todos.
A diferença que existe entre esses anúncios, e é o fator de sucesso, é a qualidade e capacidade de atrair a atenção do consumidor, passar a informação de forma objetiva e com visual atraente. Estudos revelam que 90% das informações que são enviadas ao cérebro são visuais, 80% do que é visto, 20% do que é lido. Por isso estima-se que 84% de toda a comunicação será visual em 2018. Um fator que comprova isso por exemplo é a regra do Facebook de 80×20 para anúncios, que significa que seu anúncio deve ser 80% imagem e apenas 20% texto para ser aprovado e então veiculado na rede social de Mark Zuckerberg, e o crescimento do próprio Instagram, sua outra rede social focada no compartilhamento de imagens, é atualmente a plataforma que mais cresce em número de usuários.
Exatamente por todos esses fatores o design se apresenta como estratégia fundamental para quem quer se destacar e conquistar o consumidor nesse mundo online tão dinâmico e concorrido. Mas essa tarefa pode não ser tão simples assim. Criar uma anúncio ou qualquer material de marketing exige algumas habilidades, conhecimento e programas específicos, e aí entra o designer, o profissional especialista em artes gráficas que transforma ideias e estratégias em imagens. O problema é que nem toda empresa tem orçamento para contratar um desses profissionais e mesmo empresas que tem dinheiro para contratar esses serviços ainda sim precisam de soluções que otimizam tempo e atendam a necessidade de velocidade e dinamismo que o marketing demanda atualmente.
Sendo assim empreendedores, profissionais autônomos e empresas de diferentes portes precisam ir atrás de soluções que atendam essa necessidade. Já existe atualmente no mercado plataformas online que auxiliam negócios de todos os portes nessa tarefa. O aplicativo Desygner é uma dessas alternativas, a plataforma online que funciona tanto em computadores quanto em sistemas operacionais como android e iOS permite que qualquer um sem nenhuma experiência em design e artes gráficas crie materiais de marketing e imagens para blogs e redes sociais a partir de templates pré desenvolvidos por designers profissionais, podendo até ser impresso em alta resolução. Isso permite que empreendedores de pequeno porte entrem na disputa pela atenção do consumidor de forma mais justa e profissional.
Outra plataforma desse mesmo segmento é o We Brand , uma solução voltada para empresas que permite o gerenciamento da identidade visual da marca e materiais de marketing. A plataforma se apresenta como uma solução tanto para designers, agências e empresas conectando todos os envolvidos em um projeto e otimizando tempo e investimentos. Na plataforma é possível o gerenciamento de identidade e ativos visuais de uma marca permitindo que equipe, colaboradores, fornecedores, influencers ou quem quer seja autorizado personalize e edite materiais de marketing sem colocar em risco o design da peça e a identidade visual da marca. É possível criar e atualizar materiais de marketing com imagens, preços, endereços, datas e o que mais o cliente precisar sem precisar enviar de volta para a agência e pagar uma nova taxa.
Ambas as plataformas possuem versão em português e são uma alternativas para quem já entendeu que marketing digital é realidade e quer um pedaço desse mercado bilionário. Quem sabe o seu negócio não é o próximo sucesso da internet.
Para mais informações visite o site:
https://webrand.com/
Divulgado por