Negócios em Foco Negócios em Foco
  • Home
  • Negócio
    • Startups
    • Franquias
    • Turismo e Viagens
    • Agronegócio
  • Tecnologia
  • Indústrias
  • Viagens
  • Mulher
  • Eventos
  • Anuncie
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Envie sua notícia
Editoriais

    Jogos de inverno têm tudo para crescer em países com altas temperaturas, como o nosso

    Com a classificação da terceira maior delegação das Américas no evento, Brasil mostra que é possível se dedicar aos esportes no gelo mesmo em regiões tropicais

    FacebookTwitterLinkedInTwitterCompartilhe!

    São Paulo, SP    02/03/2018    17h39   



    Os atletas precisam treinar a parte física para chegarem até as competições fortalecidos, com intensos trabalhos, inclusive aeróbios

    O Brasil chegou em PyeongChang para os Jogos Olímpicos de Inverno deste ano representado no esqui alpino, cross-country, patinação artística, snowboard e bobsled (descida de trenó em alta velocidade, para dois e quatro lugares).

    Com uma delegação composta por 10 atletas – a terceira maior das Américas, atrás apenas de Estados Unidos e Canadá – mostrou que é possível se dedicar aos esportes no gelo mesmo em regiões quentes.

    Embora não tenha conquistado nenhuma medalha na sua oitava participação, o que já era esperado, o desempenho ganhou evolução.

    A equipe de bobsled 4-man, por exemplo, conseguiu a melhor colocação da história do país na modalidade. Também foi nessa edição dos jogos que tivemos, pela primeira vez, com uma brasileira disputando a final na patinação artística.

    O trabalho árduo de longo prazo projeta crescimento para os próximos ciclos na neve e, quem sabe, o aumento da popularidade por esses esportes praticados em temperaturas abaixo de zero. Uma das maneiras de se conseguir isso é com adequação e criatividade, para driblar alguns obstáculos, inclusive o de condições climáticas desfavoráveis.

    Adaptação
    Apesar de não terem grande estrutura para treinar no Brasil e, muitas vezes, diante da impossibilidade dos atletas invernais se manterem no exterior, a doutora Karina Hatano, médica do exercício do esporte, é otimista quanto à adaptação de treinos. “Equipamentos que simulam condições de neve tornam-se imprescindíveis, como o rollerski”. Conhecido como esqui de rodinhas, surgiu na Europa, na década de 50, como uma ferramenta para os atletas de esqui cross-country treinarem durante o verão.
    Ainda que a passos lentos, as inovações vão surgindo paulatinamente. Em São Paulo, no ano passado, foi finalizada a construção da primeira pista de Push do Brasil para treinar bobsled com a expectativas de, no futuro, alcançar voos maiores no cenário internacional.
    A regularidade também é fundamental para obtenção de melhores marcas. “Os atletas precisam treinar a parte física para chegarem até as competições fortalecidos, com intensos trabalhos, inclusive aeróbios, no sentido de desenvolver reflexo, melhorar o condicionamento e a força, potencializar a flexibilidade e evitar as entorses”, resume Karina.
    Para a médica pensar em pódio para a próxima Olimpíada ainda é prematuro, porém vê que o Brasil tem chance sim de conquistar a medalha inédita nos Jogos Olímpicos de Inverno que estão por vir, desde que tomadas algumas medidas. “Investimentos e maior divulgação dos esportes são condições indispensáveis para darmos uma alavancada nos resultados”, enfatiza a doutora.

    Sobre a Dra. Karina Hatano
    Karina Hatano é médica do exercício e do esporte, mestre em Medicina Esportiva pela Universidade Federal de São Paulo, onde também realizou a Residência Médica em Medicina do Esporte, além de acumular especialização em fisiologia do exercício e nutrologia. Preceptora da Medicina Esportiva da Universidade Federal de São Paulo e professora da Liga de medicina esportiva da UNIFESP, também é responsável pela saúde de atletas de alta performance de diversas modalidades esportivas, como da seleção brasileira de natação e das confederações brasileiras de beisebol e softbol.

    FacebookTwitterLinkedInTwitterCompartilhe!

    Divulgado por

    Pesquisar

    Tempo e Clima

    São Paulo
    22°
    23°
    Fri
    27°
    Sat
    26°
    Sun
    29°
    Mon

    Destaque

    • A Chave da Abundância vale mesmo a pena?
    • Links para grupos de WhatsApp
    • Gabriel Medina, o surfista brasileiro mais popular nas redes sociais

    Índice

    • Notícias Corporativas
    • Índice de notícias

    Sobre

    O Negócios em Foco é um portal de notícias que oferece informações sobre o mundo empresarial. Inovações em produtos ou serviços, lançamentos ou diferenciais competitivos viram notícia que mantém uma audiência qualificada informada.

    Acesso Rápido

    • Contato
    • Envie sua notícia
    • Índice de notícias
    • Anuncie

    Pesquisar notícias

    Copyright ©2019 | Todos os direitos reservados.