Belo Horizonte 07/02/2018 11h32
A dieta low carb é rica em alimentos com poucos carboidratos, o que facilita a perda de peso. Mas, por ser uma dieta de baixo carboidrato, é preciso consultar um nutricionista, e um médico, para que ambos analisem suas condições, e verificar se você pode fazer uma dieta como essa.
Por que a dieta de baixo carboidrato deve ser feita com cautela?
A dieta de baixo carboidrato deve ser realizada com cuidado, porque há pessoas que não podem ficar sem o mínimo possível de carboidrato em seu organismo.
E por isso, é preciso fazer um exame médico e fazer acompanhamento com nutricionista, para que ambos os profissionais possam dizer se a pessoa pode ou não fazer uma dieta como essa.
De fato, o carboidrato em excesso, pode atrapalhar no processo de emagrecimento, por outro lado, a falta dele em seu organismo, pode trazer complicações à sua saúde. Apenas faça qualquer tipo de dieta, mediante acompanhamento médico.
A quantidade ideal para quem quer manter o peso, é aquela que o carboidrato não atrapalha na queima de gordura e sim acaba facilitando o processo.
Segundo os nutricionistas, para seguir a dieta de baixo carboidrato corretamente, a pessoa deve analisar os fatores que ela se encontra atualmente, e verificar então, como ela irá se adequar a esta dieta sem prejudicar sua saúde.
O que acontece caso eu não respeitar a quantidade mínima de carboidrato?
Se você ingere pouca quantidade de carboidrato por dia, seu corpo pode entrar em processo de gliconeogênese, que é quando este usa massa magra para obter a energia necessária, para executar as atividades do dia a dia.
Quando está utilizando a massa magra, esta por sua vez, pode afetar o funcionamento do cérebro. Além de não ter um processo de emagrecimento 100% saudável, a falta de carboidrato pode inibir a produção de serotonina, este neurotransmissor é responsável pela influência do humor.
O carboidrato atua como um combustível para o cérebro, quando consumido na medida certa. Se você consumir carboidrato corretamente, você evitará uma série de transtornos ligados à doenças cardiovasculares.
A seguir, vamos mostrar que, existe uma faixa indicada sobre o consumo de carboidrato que precisa ser seguida à risca, por aquelas pessoas que precisam perder peso, seja por motivos de saúde ou mesmo de estética.
Qual a faixa de carboidrato mais recomendada para o dia a dia?
Seja para quem quer ganhar peso rápido, deixar sua saúde em dia, ou simplesmente manter seu peso, saiba que há uma faixa diária de carboidrato a ser seguida, veja a seguir, caso você esteja em uma das situações, procure um médico:
*300g pode representar risco à saúde.
Se você está nesta faixa de carboidrato, é importante que você tenha um processo de reeducação alimentar, pois pode te levar a problemas como hipertensão, pressão alta, diabetes, colesterol alto, e diversos problemas cardiovasculares.
*Entre 150g a 300g olha o perigo.
Aqui representa a zona de perigo, muitas pessoas se encontram nessa situação, fazem exercícios, mas não conseguem ter bons resultados, com essa quantidade de carboidrato, o corpo estimula a produção da insulina, que pode impedir a queima de gordura.
*100g até 150g você está no caminho certo.
Com essa quantidade, a pessoa já é capaz de manter seu peso, sem o risco de entrar no efeito sanfona, nesta fase, a pessoa já consegue ganhar massa muscular e queimar gordura.
Em nosso organismo, tudo está em seu devido equilíbrio, ou seja, tudo o que é medido no corpo, para garantir que ele funcione bem, há um nível aceitável, e um nível desfavorável, onde a falta de um componente pode representar riscos à saúde, e dependendo das circunstâncias pode até levar a óbito.
Qualquer que seja a dieta, mesmo que seja a dieta de baixo carboidrato , você deve analisar as vantagens e desvantagens, e nunca se esquecer dos fatores genéticos, idade, peso, altura, todas essas condições, podem ajudar ou atrapalhar sua dieta.
Se preciso, peça um exame específico, assim o nutricionista consegue te passar um nível adequado de carboidratos, conforme suas condições de saúde, juntamente com os fatores mencionados a pouco.
Uma dieta requer persistência, ainda mais as que têm pouca caloria, estas são as mais complicadas, já que envolvem todos os alimentos que boa parte da humanidade consome, como a batata frita e o pão, por exemplo.
Dicas de alimentos com baixo teor calórico.
Embora o processo de emagrecimento possa parecer um tormento sem fim, vamos exibir aqui, alguns alimentos saborosos, e o que é melhor, podem ser consumidos sem peso na consciência, porque possuem pouca caloria, totalmente indicado para quem está de dieta:
*Queijo branco:
Contém alto teor de selênio, cálcio, proteína.
*Maçã:
Tem pouco sódio, e nenhuma gordura.
*Morangos:
Pouca caloria, muita vitamina e potássio.
*Laranja:
Tem pouca caloria, não possui gordura, e tem muita vitamina C.
Com esses alimentos, podemos fazer receitas saudáveis , como milk shake light, por exemplo, e o que é melhor, mantendo o nosso peso sem necessidade de passar fome e nem ficar doente por falta dos ingredientes úteis.
Emagrecer é procurar manter o equilíbrio entre peso e boa alimentação, e muitas vezes, vemos que é difícil fazer isso sozinho, por isso o acompanhamento de um profissional é importante.
Qual a ligação da dieta low carb com o carboidrato?
Quem faz a dieta low carb, reduz drasticamente o consumo de carboidratos, a pessoa inclui radicalmente alimentos como o abacate, este possui apenas 8,53 gramas de carboidrato.
A dieta low carb permite que a pessoa emagreça corretamente sem passar fome, como ela ingere alimentos com pouco carboidrato, a sensação de saciedade é maior, o que facilita ainda mais a queima de gordura, dentro do processo de emagrecimento.
Para mais informações visite o site:
https://dietapaleolowcarb.com.br/
Divulgado por