negociosemfoco.com

negociosemfoco.com | Marketing de Conteúdo: como usá-lo para aumentar suas vendas

Marketing de Conteúdo: como usá-lo para aumentar suas vendas

Marketing de Conteúdo: como usá-lo para aumentar suas vendas

Marketing de Conteúdo | Imagem de DiggityMarketing por Pixabay

Muitas pessoas que têm um negócio buscam a todo momento uma estratégia de conteúdo para aumentar suas vendas. Se você está neste desafio, precisa entender o funcionamento do Marketing de Conteúdo, que falaremos mais neste texto.

Independente do segmento que o seu negócio atua, o marketing digital é essencial para o sucesso da sua empresa, concorda? Os empreendedores que desejam ter relevância entre os consumidores e os futuros clientes precisam estar presente na internet.

Por este motivo, as dicas de como aumentar as suas vendas já nem são mais baseadas no básico que a internet pode proporcionar. Devido à grande concorrência no ambiente digital, as empresas precisam entender como se destacar. E aí que entra o marketing de conteúdo, que é uma das melhores formas de chegar ao cliente.

E, quando falamos que você está no ambiente digital, é porque a internet já é presente em 90% dos lares brasileiros, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

Mas, calma! Você já deve estar se perguntando: “marketing de conteúdo o que é?”. É fácil! Para que você se torne um bom entendedor e crie uma estratégia de conteúdo que gere resultado, iremos detalhar tudo mais para frente.

Marketing de conteúdo: o que é e como funciona?

Claro que a primeira coisa que precisa explicar é que o quer dizer marketing de conteúdo. Vamos lá! Marketing de conteúdo nada mais é que uma estratégia montada com foco na elaboração e divulgação de conteúdos focados no universo da marca, porém, sem deixar explícito para o leitor que um conteúdo de marca.

O marketing de conteúdo pode ser aplicado através de postagens nas redes sociais, artigos em blogs ou sites relevantes, vídeos, imagens (infográficos), podcast e ebooks, dentre outros. Desta forma, a marca consegue chegar ao seu público-alvo de uma forma que, dependendo do caso, pode ajudá-lo a resolver dificuldades.

Só é importante se atentar de que você deve criar uma estratégia de conteúdo. Não adianta apenas criar o conteúdo sem ter um objetivo porque você pode não chegar ao resultado esperado.

Lembre-se: o intuito deste tipo de marketing é trazer engajamento, atrair novos clientes, reter os consumidores que já se identificam com a marca, fornecer conteúdo relevante e que tenha valor. Se você pensar em todos estes detalhes, as chances de aumentar suas vendas são maiores.

Veja como deve ser a estratégia para ter um marketing de conteúdo eficiente

Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é gerar resultados, principalmente, conversão de vendas, concorda? Para isso, precisamos estar muito alinhados na estratégia que será utilizada para que o funil de conteúdo aconteça da forma esperada.

Então, falaremos um pouco mais sobre as cinco etapas principais:

1. Planejamento

O primeiro passo para um marketing de conteúdo eficiente é ter tudo muito bem planejado. Nos passos que serão dados devemos ter quem da equipe será o líder das tarefas e quais serão os métodos utilizados para chegar na meta estipulada (que pode ser, por exemplo, um número de novos leads ou um valor em vendas).

Nesta etapa, é legal também dar uma olhada como os seus concorrentes estão trabalhando com o marketing de conteúdo. Quando fazemos o benchmarking, aumentamos as chances de trazer mais resultado.

2. Faça a construção da persona

Entender com que iremos falar é essencial para que o funil de conteúdo aconteça da melhor maneira. Afinal de contas, quando conhecemos as pessoas que acessam a nossa plataforma, fica mais fácil direcionar a criação de cada conteúdo.

Se você ainda não tem muito bem definida a persona do seu negócio, a criação é simples e vale a pena este investimento.

3. Estipule os formatos dos conteúdos que serão gerados

O terceiro passo, depois que temos definido o nosso público-alvo, fica mais fácil porque você já vai ter uma visibilidade do que esta pessoa gosta de consumir.

Como já falamos, existem diversos formatos que podem ser aplicados. Porém, é essencial que seja feito com qualidade e com as informações relevantes.

4. Como será a distribuição?

A quarta também é importante de fazer parte da estratégia do marketing de conteúdo. Afinal de contas, o conteúdo precisa ser publicado no local onde está o seu público-alvo, não é mesmo? Por este motivo, você deve conhecer o consumo da persona.

Com estas informações você poderá optar, por exemplo, em apenas enviar e-mail marketing ou terá foco nas redes sociais.

5. Fique de olho no resultado

A última etapa é uma das mais importantes em todo o processo. Porque é o resultado que mostrará se todas as etapas acima deram certo. No caso positivo, poderá ser aplicada novamente. Porém, se o resultado não foi como esperado, o indicado é pensar novamente na estratégia de conteúdo.

Aqui, pode ser analisado: interações nas postagens das redes sociais, quantidade de leads, tráfego para plataforma, dentre outros.

Tenha uma jornada estabelecida para os clientes

Uma das razões que fazem com que a utilização do marketing de conteúdo seja tão relevante é que um dos jeitos mais efetivos de elevar a visibilidade no ambiente digital do seu negócio. Afinal, a maioria das pessoas faz uma pesquisa na internet antes de finalizar uma compra. As páginas que tiverem mais relevâncias sobre o assunto serão as primeiras a serem exibidas.

Por isso, você não pode deixar de trabalhar de forma eficiente o seu marketing de conteúdo. Conheça alguns pontos que são importantes para que tudo dê certo:

Uma coisa essencial de pensar é que o texto, por exemplo, pode ser o primeiro contato daquela pessoa com a sua marca. Então, por isso, o conteúdo precisa fazer com que o cliente tenha uma experiência perfeita. Pensar na jornada do público, principalmente, para aquele consumidor que nunca teve contato é importante para que uma conversão aconteça. Afinal, é necessário ter a construção do entendimento dele de que a sua marca tem o que ele precisa.

Caso tenha qualquer problema no meio da jornada, podemos “perder” este cliente e, consequentemente, não chegar ao resultado esperado. É aí que o funil de conteúdo precisa ser aplicado.

O topo do funil é momento de conscientizar e entender em quais lugares os consumidores estão buscando informações da sua marca. Aqui, o repasse de informações é para educar os leitores sobre a sua empresa, trazendo conteúdos básicos.

A segunda parte, que é o meio do funil, é o momento em que o usuário está interessado no seu conteúdo. Para isso, ele faz comparações antes de efetuar a compra. Nesta etapa, o consumidor já conhece a sua marca.

Por último, o chamado fundo do funil de conteúdo, é a hora da conversão. Quando chega neste momento, os consumidores já estão com todas as informações necessárias sobre sua empresa e precisam decidir em comprar o seu produto. Uma das formas de ajudar, por exemplo, é a criação de ofertas ou até cupons especiais com descontos.

Saiba mais sobre os formatos que poderão ser utilizados

Pronto! Agora, que a sua dúvida sobre “marketing de conteúdo o que é?” já foi respondida, é a hora de pensarmos nos formatos que poderão ser utilizados para fazer com que toda a estratégia de conteúdo aconteça perfeitamente. Anote aí!

1. Textos

Aqui, você pode criar um blog da empresa ou até mesmo ter textos espalhados em diversos sites que já falam com o seu público-alvo como, por exemplo, portais de conteúdo.

Este formato também pode ser aplicado nas redes sociais ou até mesmo na criação de um e-book.

2. Áudio

O formato de áudio ganhou muito espaço nos últimos tempos e, por isso, é uma forma de aplicar e criar conteúdo. Você pode patrocinar um podcast ou criar um específico para tratar um assunto que seja relevante para a marca.

3. Imagens

Outro formato de conteúdo que pode ser utilizado como estratégia para alavancar as vendas é através de imagens, que podem ser com infográficos, carrossel de fotos nas redes sociais, dentre outros.

4. Vídeos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Getty Images em 21 países, chegou à conclusão de que os consumidores acham melhor consumir conteúdos de marcas em vídeos, principalmente, em formatos de redes sociais.

Por isso, é importante este formato fazer parte da sua estratégia de conteúdo. Da mesma forma dos outros, a marca pode criar vídeos próprios para serem postados em seu perfil oficial ou estar dentro de conteúdo relevante feito por terceiros.

Você já aplica o marketing de conteúdo no seu negócio? Conte aqui nos comentários.

Categorias

Artigo popular

  • All Post
  • 10 MELHORES ARTIGOS
  • Economia
  • Franquias
  • Gestão
  • Marketing
  • Negócios
  • Notícias
  • Others
  • Seguros
  • Startups
  • Tecnologia
  • Turismo
    •   Back
    • Empreendedorismo
    • Abrir uma empresa
    • Plano de negócios
    • Contabilidade/Finanças
    •   Back
    • Alguns releases que receber
    • notícias empresariais
    •   Back
    • Financiamentos
    • Empréstimos
    • Cripto
    •   Back
    • Ideias de Negócios
    • Negócios online/Ganhar dinheiro na internet
    • Franquias
    • MEI
    • Pequenas Empresas
    • Dicas