negociosemfoco.com

negociosemfoco.com | 7 estratégias de marketing digital para cafeterias

7 estratégias de marketing digital para cafeterias

7 estratégias de marketing digital para cafeterias

Marketing digital para cafeterias | Imagem de Quang Nguyen Vinh / Pexels

Com a multiplicação das cafeteiras é muito importante pensar em algumas estratégias de marketing digital para ajudar no negócio. Então, confira a lista que iremos sugerir neste artigo, com dicas para ser encontrado por potenciais cliente. Veja como divulgar o seu negócio online!

Precisamos aproveitar o momento em que as pessoas estão na internet para divulgar o negócio online, não é mesmo? Por esse motivo, listamos as estratégias de marketing digital para cafeterias.

De acordo com dados de um estudo feito pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado junto com uma análise do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, chegaram à conclusão que teve um aumento de 15% na procura por melhores grãos de café, ajudando também no crescimento das cafeterias.

Mas, para se tornar diferente dos grandes concorrentes, é necessário tomar atitudes, concorda? E é neste momento que as suas ações com o marketing digital podem ajudar a alavancar o seu negócio e fortalecer ainda mais a sua marca.

Afinal, este tipo de passo deve ser feito para todas as empresas e não somente as grandes do segmento, já que, por meio da internet, a sua marca é encontrada e pode se tornar referência na sua cidade. Mas, para acontecer isso, fique de olho nas estratégias de marketing digital para cafeterias!

Principais estratégias de marketing digital para cafeterias

Algumas diferenças no dia a dia podem trazer grandes frutos para o seu negócio online. Portanto, é importante você ficar atento em todas as estratégias de marketing digital para cafeterias que daremos neste texto. Não tenha medo de inovar. O mais importante é você conhecer o mercado que está trabalhando, assim, conseguirá aplicar facilmente as estratégias.

Antes de começar a lista, falamos acima sobre você ter um diferencial e este ponto é importante para se destacar. Isso pode acontecer em uma temática na sua cafeteria ou até mesmo particularidades do cardápio que será oferecido aos clientes.

Agora, conheça as estratégias de marketing digital para cafeterias e trace o melhor plano de negócios!

1. Crie um site para a sua cafeteira

Se o seu negócio ainda não está no mundo digital, o primeiro passo que você precisa dar é criar um site para a sua empresa. Mas é preciso se atentar na tecnologia pensando que as pessoas acessarão o conteúdo, principalmente, utilizando o celular. Por este motivo, ele precisa ser responsivo. Ou seja, o site será adaptável ao dispositivo que o cliente está utilizando.

Para você ter uma ideia da importância de pensar na navegação, 58% dos brasileiros só acessam a internet através de um dispositivo móvel.

Mas, existe mais uma preocupação importante: o visual. Você precisa pensar que as pessoas, muitas vezes, “comem” com os olhos e, por isso, é importante a preocupação com as fotos que serão publicadas em seu site.

Outro ponto é a preocupação com a identidade visual do seu site porque ele pode dizer muito sobre o seu negócio.

Para montar um site será necessário seguir alguns passos:

  • Comprar a URL, que é a forma que os seus clientes acessaram o seu site;
  • Onde ficará hospedado o seu site. Aqui você optar pelas opções até mesmo gratuitas que estão disponíveis na internet;
  • SEO (Search Engine Optimization) – que é uma técnica utilizada para facilitar os clientes a acharem o seu conteúdo nos sites de busca.

Aproveite para deixar no site os comentários abertos para que os clientes consigam dar a sua opinião sobre a cafeteria. Assim, quem ainda não conhece o estabelecimento pode decidir conhecer, após ler o depoimento de outras pessoas. O reconhecimento traz credibilidade a empresa.

Mais uma dica: deixe de fácil acesso os botões para que os seus clientes tenham acesso ao cardápio e até mesmo consigam fazer reservas, se acharem necessário.

2. Aposte na criação de conteúdos

O consumo de vídeo aumentou muito, principalmente, depois da pandemia. Por este motivo, investir na publicação deste tipo de conteúdo pode ser uma boa estratégia de marketing digital para as cafeterias.

O primeiro conteúdo que você pode produzir é o vídeo de apresentação mostrando detalhes da sua cafeteria. Esta forma traz uma proximidade com o seu cliente, humanizando o seu negócio.

Além do vídeo, apostar em conteúdo no formato de texto poderá ajudar no engajamento do site da sua empresa, ajudando os clientes a acharem mais fácil em plataformas de busca.

Se possível, a criação de um blog dentro do site do seu negócio pode ser uma boa estratégia de marketing digital para cafeterias.

Caso tenha dificuldade de produzir os conteúdos, contrate profissionais especializados para conseguirem fazer textos e vídeos qualificados.

3. Faça o perfil da cafeteria nas redes sociais

As redes sociais podem ser grandes aliadas para a divulgação de uma cafeteria, afinal, as pessoas estão navegando nestas plataformas o tempo todo.

Por isso, crie a sua fanpage no Facebook ou até mesmo a página da empresa no Instagram. Ah! Aproveite também para criar regras de publicações porque não adianta você apenas ter os perfis criados e não fazer postagens.

Você pode também aproveitar as redes sociais para comprar anúncios, principalmente, no Facebook porque conseguirá escolher a região em que as pessoas serão impactadas, com o método de geolocalização.

Lembre-se que as publicações precisam ser atraentes ao ponto em que as pessoas se interessem em conhecer a sua cafeteria.

Outro ponto que é importante você prestar a atenção é nos comentários e nas mensagens enviadas pelos seus clientes via as redes sociais. Se possível, tente responder todas as colocações realizadas em suas páginas.

Sobre a estratégia de publicação, aproveite momentos oportunos para realizar as postagens como, por exemplo, após o almoço não vai bem um cafezinho? Desta forma, você vai deixar o cliente com vontade de consumir os seus produtos.

Os finais de semana também são bons dias para que você consiga captar os consumidores. Afinal, além de estarem à procura de um local de lazer, é o momento que o número de postagens diminui, podendo auxiliar no engajamento das postagens.

Aposte em estratégias especiais para datas especiais, já que são momentos em que as pessoas gostam de comemorar em lugares diferenciados.

7 estratégias de marketing digital para cafeterias
Imagem de akitada31 por Pixabay

4. E-mail marketing

Uma estratégia que também faz parte do plano do marketing digital é o envio, regularmente, de e-mail marketing para sua base de dados. O indicado, para não encher a caixa de entrada do cliente, é que esta ação aconteça uma vez por semana.

Para realizar o disparo existem diversas ferramentas, inclusive do Google, que podem auxiliar neste momento.

E como captar estes dados? Uma das formas de você conseguir o e-mail de seus clientes é colhendo este tipo de informação das pessoas que vão até a sua cafeteria. A colheita do lead pode acontecer quando você oferece um plano de fidelidade com descontos especiais, por exemplo.

De acordo com o estudo chamado State of Marketing 2022 feito pela HubSpot, em parceria com a Rock Content, Litmus e Wistia, chegou à conclusão que o e-mail marketing é a forma mais eficaz de trazer novos clientes para o seu negócio, além de ser barato

5. Anúncios do Google

O Google é uma das principais ferramentas de auxílio para trazer tráfego para o site da sua cafeteria. Portanto, é importante você investir nesta plataforma.

Se você comprar os links patrocinados, por exemplo, o site do seu negócio poderá aparecer em posições privilegiadas, impactando mais pessoas. Assim como no Facebook, você poderá escolher o raio de até 1 quilômetro da cafeteria para captar as pessoas que passarem pela região.

Aproveite para fazer o cadastro da sua loja no Google Negócios, que é mais uma forma de utilizar a busca orgânica ao seu favor. Esta é uma ferramenta gratuita, que faz com que os usuários naveguem pelo Google Maps e sejam impactados pela sua cafeteria.

Quando você tem verificações no Google, a credibilidade da sua empresa aumenta. Nesta seção, os clientes também podem deixar depoimentos e dar nota ao estabelecimento, gerando ainda mais confiança aos novos visitantes da cafeteria.

6. Tenha um relacionamento com o seu cliente

As pessoas gostam de ter atenção, então, quando você cria um relacionamento com o seu consumidor aumenta a chance de ele voltar a sua cafeteria. Então, além do e-mail marketing criar uma conexão via aplicativos de conversa pode ser um diferencial quando comparamos aos seus concorrentes.

Você pode criar listas de transmissão para o envio de novidades e promoções especiais, por exemplo.

Além disso, este canal pode ser aproveitado para esclarecimento de dúvidas e até mesmo como forma de sugestão para melhorias na cafeteria.

Mais uma forma de criar relacionamento com o seu cliente é a criação de ideias para gerar uma fidelidade como, por exemplo, um cartão que seja carimbado todas as vezes que o cliente vai à sua cafeteria. Ao completar todas as estrelas, ele ganha um bônus, que pode ser um café grátis ou até mesmo um desconto diferenciado.

7. Analise o resultado das estratégias

Depois de aplicar as estratégias, é importante que você faça análise dos passos que foram dados para entender se deram certo ou não.

Os pontos que você percebeu que tiveram pontos positivos, o ideal é aplicar os passos novamente.

Então, o que você achou destas estratégias de marketing digital para cafeterias? Comente quais você já conseguiu aplicar no seu negócio e como foi o resultado.

Categorias

Artigo popular

  • All Post
  • 10 MELHORES ARTIGOS
  • Economia
  • Franquias
  • Gestão
  • Marketing
  • Negócios
  • Notícias
  • Others
  • Seguros
  • Startups
  • Tecnologia
  • Turismo
    •   Back
    • Empreendedorismo
    • Abrir uma empresa
    • Plano de negócios
    • Contabilidade/Finanças
    •   Back
    • Alguns releases que receber
    • notícias empresariais
    •   Back
    • Financiamentos
    • Empréstimos
    • Cripto
    •   Back
    • Ideias de Negócios
    • Negócios online/Ganhar dinheiro na internet
    • Franquias
    • MEI
    • Pequenas Empresas
    • Dicas