Web Summit Rio IA nas carreiras | Imagem: Rodrigo Conceição
IA é destaque no maior evento de tecnologia realizado no Brasil, que conta com a cobertura de Rodrigo Conceição, do Acontecendo Aqui.
Na manhã desta última terça-feira um dos assuntos com maior destaque no Web Summit Rio foi sobre IA na vida dos profissionais de marketing e propaganda. No Festival, estavam presentes CEOs, influenciadores digitais e especialistas, com destaque para nomes como de Daniela Braga, CEO da Defined.ai, além de outros.
A cobertura completa está disponível nos canais do Acontecendo Aqui e Pensando Hoje, com vídeos e outros destaques que rolaram e ainda estão rolando nos palcos do Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Expansão da IA: perigos e oportunidades
Entre os conferencistas, estava a Chief Decision Scientist do Google, Cassie Kozyrkov. Ela abordou o tema sobre quais os trabalhos a IA vai automatizar, assim como outros que vem sendo motivo de grande preocupação. Entre eles, os perigos e oportunidades resultantes da expansão da Inteligência Artificial e quais as carreiras que podem desaparecer com a chegada de novas ferramentas.
Além de Cassie, a consultora de segurança da Nym, Chelsea Manning, também abordou pontos importantes sobre o tema. Entre eles, destacou a importância de não questionar o uso de ferramentas como o Midjourney e ChatGPT, mas sim, utilizá-las.
Para ela, estamos vivendo em um período de “Augmented Individuals” (indivíduos aumentados), ou seja, uma revolução na produção individual, como destacou o portal Acontecendo Aqui.
Como oportunidades, as novas ferramentas de IA contribuem com a economia de tempo e esforços dos profissionais, aumentando assim, a produção nas empresas. Para Chelsea, isso também pode resultar em problemas econômicos sérios e contribuir para um caos no mercado de trabalho.
A conferencista ainda ressalta que, no geral, a IA não existe para roubar o nosso trabalho. Como exemplo, ela citou o fato de uma pessoa poder caminhar 5km e, independentemente de ser boa nisso, jamais será tão rápida quanto um carro a 50km/h. Portanto, ressalta que a Inteligência Artificial age como o exemplo do carro, que não roubou nossas pernas.
Assim, concluiu que é preciso adaptar a essa nova realidade, tendo em vista que a IA traz oportunidades para que os profissionais possam se dedicar ao que realmente importa, já que existem muitas questões bem maiores.
Conferencista do Web Summit enfatiza sobre importância de o profissional evoluir junto com IA
Já Fernando Machado, CMO da NotCo, destacou, no Web Summit Rio, que utilizamos a IA como uma ferramenta que contribui para a realização de algo. Porém, é preciso que a pessoa esteja lá.
Para ele, é importante entender que o profissional contará com novas funções e é preciso estar pronto para “explorar, aprender, desenvolver e evoluir juntos”, já que todos ainda estamos na fase de aprendizado da IA.
Fernando ainda aponta que o processo de criação se expandiu, já que hoje qualquer pessoa com a câmera de um smartphone pode ser um criativo áudio visual. Portanto, desde o surgimento das redes sociais, a IA já vem acontecendo.
O CMO da NotCo ressalta ainda que estamos em um momento de não somente aprender, mas a explorar e nos adaptar a essa nova forma de trabalhar. Muitas agências de criação já fazem uso das ferramentas de IA, como o ChatGPT, e que, em sua agência mesmo, os profissionais já fizeram uso delas em algumas campanhas.
No geral, a IA só será uma ameaça para aqueles que não querem se preparar para evoluir junto com as ferramentas. Mesmo porque, o futuro das profissões está atrelado a Inteligência Artificial.
E você, está se preparando para evoluir no mercado de trabalho com o uso das ferramentas de IA?