Do marketing manual à automação inteligente: como dar o primeiro passo para transformar seu negócio com IA

Compartilhar esse artigo:

Sumário

Do marketing manual à automação inteligente: como dar o primeiro passo para transformar seu negócio com IA

Automação inteligente | Imagem de Rawpixel.com para Freepik

Pronto para transformar seu negócio com IA? Dê o primeiro passo rumo à automação inteligente e aumente seus resultados com inteligência, agilidade e eficiência.

É possível transformar seu negócio com IA e alcançar mais eficiência e crescimento sustentável.

Por muito tempo, o jeito mais comum de fazer marketing era na base do trabalho manual, especialmente para pequenos e médios empreendedores.

Esse processo envolvia criar post por post, resposta por resposta, planilhas gigantes sem nenhuma integração… Um trabalho enorme e que nem sempre dava o retorno esperado.

Mas isso vem mudando e rápido, graças à chegada das automações inteligentes. Com elas, é possível se comunicar melhor com os clientes, agilizar os processos do dia a dia e tornar o marketing muito mais eficiente.

E o melhor: tudo isso com menos esforço e mais resultado. Quer saber por onde começar? A gente te explica!

O que é automação inteligente e como a IA pode transformar o seu negócio?

Transformar seu negócio com IA é o caminho para ganhar tempo e escalar com inteligência.

A automação inteligente, ao contrário do que muitas pessoas pensam, vai muito além de agendar posts ou usar ferramentas que permitem disparar e-mails.

Na verdade, trata-se de usar Inteligência Artificial, machine learning e análise de dados para criar experiências mais eficazes, personalizadas e eficientes para o consumidor.

Alguns exemplos práticos de como a automação inteligente pode ser usada em estratégias de marketing incluem, por exemplo:

  • E-mails que se adaptam ao comportamento do cliente;
  • Chatbots que aprendem com as interações e respondem melhor com o tempo;
  • Segmentação automática de leads com base em dados;
  • Recomendação de produtos com base no histórico de navegação,
  • Otimização de anúncios com ajustes automáticos de orçamento e público.

Como dar o primeiro passo para sair do manual e transformar seu negócio com IA?

Para conseguir fazer essa migração do marketing manual para a automação inteligente de forma eficiente e simples, você pode seguir alguns passos que vão te ajudar a tomar as melhores decisões para o seu negócio:

  • Mapeie tarefas repetitivas

Primeiramente, entenda onde está o desperdício de tempo no seu processo atual: Agendamentos manuais? Respostas repetidas? Relatórios feitos à mão?

Afinal, ter esse entendimento é essencial para entender em qual tipo de automação inteligente vale mais a pena investir nesse momento.

  • Comece por uma ferramenta simples

Não é preciso e muitas vezes nem vale a pena começar com plataformas caras.

Para começar a adentrar no mundo da automação, ferramentas como Mailchimp, Mautic e Manychat já permitem implementar processos de automação inteligente de forma acessível.

  • Acompanhe os resultados desde o início

Estabeleça indicadores que fazem sentido para acompanhar os resultados que você deseja obter desde o começo. Por exemplo: número de leads gerados, taxa de abertura de e-mails, tempo médio de resposta…

Assim, você mede se a IA está realmente otimizando o processo e servindo para o propósito que você precisa.

Exemplos de aplicações reais para quem quer transformar seu negócio com IA

Hoje em dia, não dá para negar que quem atua no digital encontra nas ferramentas de automação inteligente, um atalho para crescer ainda mais rápido.

Seja com loja virtual, uma estratégia de marketing de afiliados ou infoprodutos, a IA pode aumentar vendas, melhorar o atendimento e reduzir custos.

Quem trabalha com fornecedores de produtos consignados, por exemplo, pode usar automação para enviar alertas de reposição, campanhas de vendas programadas e análise de produtos com maior giro.

O mesmo vale para lojistas que com a ajuda de sistemas que se integram à loja virtual, podem começar a cruzar dados de clientes, entender preferências e aumentar o ticket médio.

Aliás, para quem trabalha com fornecedores de artigos esportivos para revenda, por exemplo, isso é essencial.

Mas a IA para negócios pequenos também funciona?

A resposta é sim! A Inteligência Artificial deixou de ser exclusividade das grandes empresas há bastante tempo.

Hoje, até quem está começando e conta com poucos recursos pode aplicá-la de forma eficiente.

Segundo o Sebrae, mais de 44% dos pequenos negócios já estão usando IA para melhorar seus processos e resultados.

Isso significa que até quem tem um pequeno negócio online e investe em automação desde o começo consegue crescer mais rápido, reduzir custos e ainda oferecer um atendimento de qualidade para o cliente.

A automação inteligente para quem vende em marketplaces e redes sociais

Se você vende em lugares como Shopee, Amazon, Mercado Livre ou direto pelo Instagram e WhatsApp, a IA também pode facilitar tanto o atendimento quanto entender melhor o comportamento dos seus clientes.

Por exemplo, usando bots no WhatsApp Business, dá para configurar respostas automáticas, acompanhar pedidos, recuperar carrinhos esquecidos e até enviar promoções personalizadas baseadas no que o cliente já comprou ou mostrou interesse.

Além disso, há também ferramentas que ficam de olho nos preços dos concorrentes, ajustam os seus preços automaticamente e indicam quais produtos estão em alta na internet. Sem dúvida, isso ajuda bastante na hora de escolher o que vender.

Então, não importa o tamanho do seu negócio, a automação pode ser uma grande aliada para competir com os grandes, sem gastar demais.

Ferramentas de automação de marketing para começar sem complicação e transformar seu negócio com IA

Para a nossa felicidade, existem diversas ferramentas de automação de marketing acessíveis, intuitivas e ideais para pequenos e médios negócios, como:

  • Mailchimp: ideal para criar campanhas de e-mail automatizadas com base no comportamento do cliente, contando com uma versão gratuita bem robusta;
  • RD Station: plataforma brasileira com foco em inbound marketing, geração e nutrição de leads;
  • Mautic: ferramenta de código aberto que permite personalizar completamente os fluxos de automação;
  • Manychat: voltada para automações em redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, sendo ótima para atendimento e campanhas diretas,
  • HubSpot: apesar de ser mais robusta, tem um plano gratuito com boas funcionalidades para quem está começando e quer integrar vendas, marketing e CRM.

O marketing com inteligência é o futuro!

A automação inteligente dentro do contexto atual não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade para empresas de qualquer tamanho e setor.

O marketing manual, apesar de ainda ser muito comum, está dando lugar a um modelo mais eficiente, adaptável e orientado por dados. Mas o melhor de tudo é que você pode começar aos poucos.

Portanto, com planejamento, testes e boas ferramentas, a sua empresa pode sair do operacional para um modelo muito mais estratégico e lucrativo.

Portanto, a dica que fica é: comece hoje para não ficar para trás, porque certamente o marketing com inteligência é o futuro que já chegou!

Compartilhar esse artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 17 =

Sumário

EM ALTA

PUBLICIDADE

LEIA MAIS