negociosemfoco.com

negociosemfoco.com | Como montar um supermercado online e divulgar seu negócio

Como montar um supermercado online e divulgar seu negócio

Como montar um supermercado online e divulgar seu negócio

Montar um supermercado online | Imagem de akitada31 por Pixabay

Montar um supermercado online pode ser uma ótima ideia de negócio, graças ao crescimento do comércio eletrônico, mas a divulgação é fundamental para dar certo.

O supermercado online, assim como o físico, é um estabelecimento que oferece produtos alimentícios e de higiene pessoal para venda pela internet. Trata-se de um nicho em franco crescimento, principalmente após a COVID-19.

Assim como o e-commerce em geral, o movimento dos supermercados on-line cresce substancialmente. Há uma mudança de hábito e compra pelos clientes, que preferem adquirir produtos e serviços virtualmente. Isso amplia tanto a expansão geográfica quanto de horários.

No mercado online, a pessoa usuária visualiza produtos divididos em categorias e, a partir daí, escolhe o que deseja comprar. Ao selecionar itens e quantidade, adiciona ao carrinho e finaliza a compra, tudo sem sair de casa.

Então, se você tem interesse em abrir um supermercado, ou minimercado online, saiba do que é preciso. Veja como montar um supermercado online e, acima de tudo, divulgar seu negócio!

O que um supermercado online oferece?

De modo geral, os supermercados on-line disponibilizam várias opções de produtos, por exemplo:

  • Alimentos frescos, como frutas e verduras;
  • Itens de limpeza;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Bebidas;
  • Produtos pet.

A maioria deles oferece entrega em domicílio, facilitando a vida do consumidor. Sendo assim, as vantagens de um supermercado delivery abrangem a comodidade de fazer compras sem sair de casa, bem como a possibilidade de comparar preços e marcas com facilidade.

Como montar um supermercado online

Embora seja uma excelente oportunidade de negócios, para montar um supermercado online, é necessário seguir alguns passos e planejamento.

1. Escolha uma plataforma de comércio eletrônico

Você pode optar por plataformas já existentes no mercado, como Shopify, WooCommerce e Magento, com layouts prontos, formas de pagamento, entre outras ferramentas importantes.

Assim sendo, escolha uma que atenda às suas necessidades e permita a criação de um mercado online.

2. Crie sua loja online

Após escolher a plataforma, é hora de personalizar sua loja online. Pense não apenas na aparência, mas principalmente na navegabilidade. Adicione categorias, produtos e informações úteis, por exemplo, opções de pagamento e política de devolução.

Aqui, verifique todos os seus ativos, isto é, logotipo, fontes, cores, história da empresa, fotos e vídeos de produtos, informações e formulários de contato, bem como dados da empresa (CNPJ, Inscrição Estadual).

3. Adquira produtos ao montar seu supermercado delivery

Sem dúvidas, estruturar seu estoque é um passo indispensável ao montar um supermercado online. Para isso, escolha bons fornecedores, tanto quanto qualidade de produtos quanto credibilidade, sempre de acordo com o seu nicho de mercado.

4. Tenha preços competitivos

Outra estratégia importante para abrir seu supermercado online e atrair clientes é estabelecer preços competitivos. Portanto, pesquise os valores praticados pelos concorrentes e defina os seus de forma a oferecer um bom custo-benefício sem, no entanto, sair no prejuízo.

5. Divulgue seu negócio na internet

Como trataremos logo mais, a divulgação é um dos pontos-chave para montar um minimercado ou supermercado online. Afinal, sem clientes não há vendas e, consequentemente, lucros.

Em suma, algumas estratégias para divulgação incluem:

  • Marketing nas redes sociais, com perfis no Facebook, Instagram, Twitter para divulgação. Nelas, publique imagens atraentes dos produtos e ofereça promoções exclusivas para os seguidores;
  • Anúncios pagos: as redes sociais possuem o tráfego orgânico, isto é, a interação das pessoas por conta própria. Mas, para atingir um público maior, é importante investir em anúncios pagos, a exemplo do Google Ads e Facebook Ads. O objetivo é direcionar a publicação a pessoas para pessoas com interesse no seu nicho de mercado, aumentando as chances de conversão em vendas;
  • E-mail marketing: lista de e-mails de clientes e envio de newsletters com promoções ou novidades sobre a loja;
  • Parcerias: associe-se a outros sites e blogs que tenham audiência do seu nicho de mercado. A partir daí, troque links e publique conteúdos relevantes para atrair.

Estratégias de divulgação mais detalhadas serão mencionadas nos próximos tópicos.

Por que montar um supermercado online é uma ideia de negócio?

Acima, vimos o que é preciso para montar um supermercado on-line. Mas, por que essa é uma boa ideia de negócio? A principal vantagem de abrir um comércio eletrônico é o potencial de crescimento, uma demanda que só deve se expandir nos próximos anos.

Além disso, os clientes têm a conveniência de fazer compras de qualquer lugar e a qualquer hora, sem a necessidade de se deslocar fisicamente até uma loja física. Diante da rotina cada vez mais apertada, trata-se de um diferencial importante.

Da mesma forma, a própria pessoa empreendedora tem flexibilidade na gestão de seu negócio, uma vez que é on-line. Falando nisso, montar um comércio virtual acaba saindo mais barato do que uma loja física.

Afinal, não precisará alugar um espaço, contratar funcionários ou investir em mobiliário e equipamentos. Entretanto, é preciso pensar no estoque e equipe para atendimento, bem como manutenção da sua plataforma (o que pode ser feito por empresa terceirizada).

Outra grande vantagem em montar um supermercado na internet é a possibilidade de ampliar o alcance de clientela. Uma loja virtual não tem as limitações geográficas de um comércio físico, possibilitando o atendimento ao público muito maior.

Algo que é potencializado, sem dúvidas, por boas estratégias de marketing digital. Por fim, um supermercado online permite melhor gerenciamento de estoque, de tal forma a evitar a aquisição de produtos em excesso para revenda.

Como divulgar o supermercado online

Inegavelmente, para qualquer negócio ter sucesso, é preciso de clientela a fim de gerar lucros, certo? Para isso, é necessário que as pessoas conheçam sua empresa para, assim, procurá-la e adquirir seus produtos.

Há muito tempo, porém, a propaganda boca a boca deixou de ser suficiente para um negócio se tornar conhecido. Em outras palavras, é imprescindível investir na boa divulgação do seu supermercado online com estratégias de marketing digital eficientes. Veja algumas!

Redes Sociais

As redes sociais, sem dúvidas, são parceiras eficientes no alcance de público. Mas, é importante criar e compartilhar conteúdo relevante que, de fato, satisfaça as necessidades  dos clientes em potencial.

Deste modo, um ponto importante é estudar a persona, ou seja, a pessoa que vai consumir ou seu produto e serviço. Isso permite que você estruture um conteúdo interessante que resolva as demandas e desejos do público.

Entretanto, não se trata apenas de criar conteúdo, mas adaptá-lo ao estilo de cada rede social. Então, não deixe de interagir com os seguidores, responder a dúvidas e comentários, bem como oferecer promoções exclusivas para incentivar as compras.

Anúncios Pagos

Assim como destacado no tópico anterior, as redes sociais têm seu alcance orgânico, ou seja, as pessoas seguidoras que, por si só, interagem e compartilham suas publicações. Mas, há uma forma de alcançar um público maior por meio dos anúncios.

Plataformas como Google Ads e Facebook Ads possuem recursos de anúncios segmentados para os negócios on-line. As campanhas são estruturadas conforme a localização, idade e interesses do público alvo.

E-mail Marketing

Embora muita gente ache que esta estratégia é ultrapassada, o e-mail marketing bem elaborado ainda funciona bem. Para isso, você precisa estruturar a lista de e-mails dos clientes e enviar newsletters com promoções e novidades da sua loja.

Contudo, para não ser direcionado para a caixa de spam, segmente os contatos conforme suas preferências. Assim, o conteúdo encaminhado será, de fato, relevante para o destinatário.

Programas de Fidelidade

Os programas de fidelidade são estratégias de fidelização muito valiosas. O sistema de recompensas incentiva clientes a voltarem ao supermercado online, além de indicar a outros compradores em potencial.

Tenha criatividade e ofereça, por exemplo, brindes, descontos especiais e promoções exclusivas para os clientes fiéis.

SEO

As técnicas de SEO são um ponto indiscutível nas estratégias de marketing digital. Trata-se de um recurso de otimização de busca, por meio do qual sua página será listada entre as primeiras opções dos mecanismos, a exemplo do Google.

Para isso, é importante escolher as palavras-chave corretas (termos mais utilizados nas pesquisas), criar conteúdo relevante, bem como otimizar as tags e descrições das páginas. Isso vale tanto para conteúdo de sites e blogs, quanto redes sociais.

Influenciadores Digitais

Lembra que, lá em cima, falamos das parcerias com influenciadores digitais? Os influencers possuem audiência relevante no seu nicho de mercado. Com isso, ajudam a promover a sua loja online e, consequentemente, aumentar a visibilidade da sua marca.

Em resumo, é fundamental testar diferentes abordagens e, após utilizá-las, medir os resultados para ajustar as estratégias conforme necessário.

Pronto para montar seu supermercado na internet?

Em resumo, vimos como montar um supermercado online e o quanto esta pode ser uma excelente oportunidade de negócio. Trata-se de um nicho com potencial de crescimento, flexibilidade, baixo custo, ampliação do alcance e maior controle de estoque.

Mas, uma boa divulgação do seu supermercado online é fundamental para torná-lo conhecido e, assim, obter mais clientes. Neste sentido, use diferentes estratégias, por exemplo, redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing, parcerias, programas de fidelidade, SEO e influenciadores digitais.

Lembre-se, sobretudo, de que este é um processo contínuo e adaptado conforme o feedback dos clientes e resultados obtidos. Com persistência e dedicação, é possível montar um supermercado online bem-sucedido.

Categorias

Artigo popular

  • All Post
  • 10 MELHORES ARTIGOS
  • Economia
  • Franquias
  • Gestão
  • Marketing
  • Negócios
  • Notícias
  • Others
  • Seguros
  • Startups
  • Tecnologia
  • Turismo
    •   Back
    • Empreendedorismo
    • Abrir uma empresa
    • Plano de negócios
    • Contabilidade/Finanças
    •   Back
    • Alguns releases que receber
    • notícias empresariais
    •   Back
    • Financiamentos
    • Empréstimos
    • Cripto
    •   Back
    • Ideias de Negócios
    • Negócios online/Ganhar dinheiro na internet
    • Franquias
    • MEI
    • Pequenas Empresas
    • Dicas