Imagem de MART PRODUCTION / Pexels
A internet é realmente a melhor forma de divulgar o seu negócio. Se você quer fazer isso com a sua corretora de imóveis, veja as dicas neste texto!
Com a grande quantidade de empreendimentos que existem nas grandes cidades, a concorrência entre os corretores também é elevada. Porém, a internet pode trazer um potencial diferente para aquelas pessoas que precisam utilizá-la para divulgar o seu negócio. Por este motivo, as dicas deste texto serão voltadas para as corretoras de imóveis.
Se este é o seu caso, fique de olho em todos os pontos para colocá-los em prática e converter em muitas vendas.
Vender um imóvel já é um grande desafio, afinal, as pessoas que estão à procura de uma casa, por exemplo, demoram, algumas vezes, para tomar as decisões porque, em muitos dos casos, serão anos e anos pagando um financiamento.
Além disso, muitas pessoas perderam o seu emprego e acabaram apostando na carreira de corretor de imóveis, mas não sabem nem por onde começar as divulgações, principalmente, na internet. Se você aprender todos os passos, já sairá na frente podendo ter muito mais êxito. Veja!
Como divulgar o negócio de uma corretora de imóveis na internet
Só antes de começar a dar as dicas é importante explicar, rapidamente, como funciona o marketing digital. Desta forma, será mais fácil de entender a aplicação das sugestões que daremos a seguir.
O conceito geral sobre o marketing digital está, basicamente, voltado em ações que serão feitas na internet para alavancar uma marca ou um negócio. Quando ele é aplicado de forma eficiente já é possível colher bons resultados, que, no caso da corretora de imóveis, conversão de vendas de empreendimentos.
Segundo dados de um relatório chamado Digital AdSpend, do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), feito em parceria com a Kantar Ibope Media, em 2021, tivemos um crescimento 27% quando o assunto é publicidade digital.
Veja as dicas para divulgar a sua corretora de imóveis na internet e boa sorte com as suas vendas!
1. Utilize as redes sociais da forma correta
Não é só porque você já tem um perfil pessoal nas redes sociais que é o grande entendedor das plataformas. É preciso tomar cuidado com o perfil profissional, principalmente, nas postagens que serão realizadas.
Por este motivo, se necessário, busque mais informações sobre como fazer isso de forma mais efetiva. O ideal é que os usuários que estão nos perfis do seu negócio tenham boas experiências ao ponto de se interessarem pelo seu conteúdo.
No Instagram você poderá abusar das fotos (aproveita para postar imagens de alta qualidade), porém, no feed não é possível colocar link. Então, opte também por fazer publicações nos stories para que você consiga destinar o usuário para alguma página com mais informações do anúncio, por exemplo. Esta rede social é uma ótima ferramenta, pois possui mais de 100 milhões de usuários só no Brasil e é o aplicativo mais utilizado por marcas, de acordo com o Panorama Mobile Time/Opinion Box.
Já no Facebook, o perfil profissional é uma fanpage do negócio onde você poderá colocar diversas informações e, claro, fazer postagens com os anúncios desejados.
2. Aposte nos anúncios geolocalizados
Por estamos falando de empreendimentos, o ideal é você fazer anúncios com geolocalização, principalmente, no Facebook. Assim, você conseguirá alcançar pessoas que moram ou que apenas passaram pela região escolhida e próxima da localidade do anúncio.
Assim, você não fica um pouco limitado apenas na audiência dos seus seguidores.
3. E-mail marketing não é coisa do passado
Muitas pessoas acham que o e-mail marketing não é efetivo, mas os números podem mostrar ao contrário. Segundo uma pesquisa feita pela FBITS, em uma análise do comércio eletrônico no Brasil, 61% dos negócios têm dos seus 20% de conversão vindas deste tipo de estratégia.
Então, crie o e-mail marketing com os anúncios dos seus empreendimentos e dispare para sair da base de dados. Existem diversas ferramentas que te auxiliam neste momento.
4. Crie um site
Se possível, crie um site da sua corretora de imóveis com todos os anúncios. Desta forma, o seu cliente terá mais facilidade para te encontrar.
Só um detalhe: lembre-se de ter um site com a função responsiva. Assim, quem acessar a versão mobile, por exemplo, terá a mesma experiência de quem está navegando em um computador.
Por falar em site, outro ponto que você também precisa se atentar é se o SEO (Search Engine Optimization) está sendo executado. Afinal, é ele que vai ajudar com que o seu site apareça em posições significativas nos sites de busca orgânicas (Google).
Ter um site próprio irá ajudar no engajamento da sua corretora de imóveis. Existem diversas plataformas que possuem templates prontos para o segmento do seu negócio e, com isso, facilita a publicação do seu site. Desta forma, não será necessário a contratação de um profissional para realizar esta tarefa.
Uma coisa que você vai precisar se preocupar, ao criar um site, é a compra do domínio, que nada mais é que a URL em que os clientes acharam o seu conteúdo na internet.
5. Envio de mensagens pelo celular
Os aplicativos de conversa do celular (WhatsApp e Facebook Messenger, por exemplo) também são grandes aliados para quem precisa divulgar um negócio na internet.
Além de ser menos invasivo que um telefonema, as pessoas, muitas têm mais disponibilidade para responder uma mensagem do que atender uma ligação, não é mesmo?
Mas, claro, tome cuidado para não mandar muitas mensagens e acabar sendo bloqueado pelo seu futuro cliente. Use este método com sabedoria para que você consiga gerar as conversões necessárias.
Se possível, aposte neste método para o envio de ofertas imperdíveis, por exemplo. Assim, a mensagem ficará mais atraente e com grande possibilidade de ser lida, além, claro, de ser respondida.
6. Tome cuidado com os anúncios
Como vimos acima, as marcas têm investido cada vez mais em publicidade na internet para alavancar o seu negócio. Por este motivo, você deve prestar atenção na qualidade dos anúncios, principalmente, do seu site. Afinal, as pessoas navegam lá para fazer uma triagem do imóvel que mais lhe agrada.
Então, coloque o máximo de informações que você tiver e publique as melhores imagens. Se der, coloque um vídeo também porque ele pode ajudar o cliente a visualizar melhor o interior da casa ou apartamento que ele está procurando.
Quanto melhor o cliente achar o anúncio, maior será a possibilidade de interesse e conversão de venda ou aluguel.
Se você optar por utilizar sites de anúncios que já tem a tecnologia, por exemplo, tenha o mesmo esforço. Lembra-se que o primeiro contato do cliente com o empreendimento será através do seu anúncio. Portanto, você precisa impactá-lo.
7. Crie conteúdos
Além de ter um site e redes sociais, é importante para a divulgação do seu negócio na internet, a criação de conteúdos, que pode ser um blog dentro do site ou até mesmo vídeos no YouTube.
Com esta estratégia de negócio online, o alcance dos seus produtos será ainda maior.
Vantagens de utilizar a internet para divulgar a sua corretora de imóveis
Além de aumentar a conversão e o alcance dos seus anúncios, apostar na divulgação dos conteúdos da sua corretora de imóveis na internet pode trazer outras vantagens como, por exemplo:
1. Melhora no relacionamento
A internet aproxima as pessoas, não é mesmo? E isto que vai acontecer quando você começar a investir no mundo digital.
Se você conseguir transmitir confiança e ser relevante, terá a oportunidade de se tornar a forma mais segura das pessoas encontrarem um imóvel ideal para a sua necessidade.
Este relacionamento que pode ser criado com o cliente pode ter um custo bem menor do que grandes investimentos com outras estratégias, por exemplo.
2. Acelera as vendas
Quando a corretora de imóveis está na internet, ela pode ter diversos negócios fechados ao mesmo tempo. Inclusive, enquanto ela está fechada fisicamente, por exemplo, existem diversos clientes navegando em seu site e separando anúncios interessantes.
E, por conta disso, o mundo digital trará uma aceleração para o seu negócio. Além de, como falamos, a confiança que pode ser gerada através da internet, pode ser facilitador na hora de bater o martelo. Afinal, comprar um apartamento, por exemplo, é um negócio bem maior, do que comprar um sapato na internet, concorda?
3. Você vai conseguir medir resultados
Com as estratégias na internet é muito mais fácil você mensurar os resultados seja de ações específicas ou de todos os anúncios que estão no site da corretora de imóveis. Existem ferramentas, inclusive gratuitas, que te ajudam com esta análise.
Você conseguirá medir a audiência de cada empreendimento, saber de onde vieram as pessoas que clicaram nos destaques, qual é a região que eles moram, dentre outras vantagens.
Com estes números na mão, será muito mais fácil traçar as próximas estratégias, por exemplo, e, com isso, conseguir aumentar a taxa de conversão.
Então, o que você achou destas dicas para divulgar a sua corretora de imóveis na internet? Deixe nos comentários se já aplicou algum destes métodos e como foram os resultados.