negociosemfoco.com

negociosemfoco.com | 6 dicas de inbound marketing para sua empresa

6 dicas de inbound marketing para sua empresa

6 dicas de inbound marketing para sua empresa

Inbound marketing | Imagem de vectorjuice no Freepik

O inbound marketing traduzido para o português poderia ser chamado de “marketing de atração”.

Isso porque estamos falando de uma abordagem que facilita o alcance do seu público até o seu negócio.

Os tempos mudaram: ninguém mais quer ser incomodado por anúncios enquanto navega na web ou assiste à TV.

A forma de compra é completamente diferente de antes. Os vendedores não podem simplesmente empurrar um produto para um cliente.

É necessário apostar em abordagens mais coerentes e interativas. Vamos explicar os meandros do inbound marketing para você, fique ligado!

Mas o que é inbound marketing?

Pode ser definido como uma metodologia de marketing digital que visa captar a atenção de potenciais consumidores, obter sua permissão para se comunicar diretamente, ganhar sua confiança e realizar vendas.

Inbound marketing atrai o consumidor com conteúdos e outros materiais relacionados, eliminando a resistência esperada no primeiro contato.

Dessa forma, como a primeira impressão é a que fica, a empresa inicia o relacionamento com o pé direito e traz muito valor agregado ao seu futuro cliente!

Essa estratégia é definitivamente uma metodologia porque origina uma jornada que o consumidor pode seguir desde o momento em que toma conhecimento dos benefícios de filtros ecológicos até se tornar um cliente fiel.

6 dicas para fazer inbound marketing

Como implementar uma estratégia de inbound marketing para aumentar as vendas do seu negócio?

Confira abaixo 6 dicas muito relevantes para elaborar a estratégia de vendas perfeita!

1. Compartilhe e-books

Vivemos em uma época em que a busca de conteúdo na Internet se tornou o primeiro passo na pesquisa por produtos e serviços.

Materiais como e-books são uma nova forma de disponibilizar conteúdo que vem ganhando cada dia mais espaço.

Os e-books permitem que você promova a análise metalográfica com conteúdos que realmente interessam ao seu consumidor.

Outra vantagem é que eles permitem construir uma lista de contatos e ampliar o perfil de seus clientes ou prospects, solicitando informações ao acessar o conteúdo.

Eles podem simplificar o funil de vendas em qualquer etapa do processo, são essenciais tanto para serviços B2B quanto B2C, informam e educam seus leads e ajudam a tornar sua marca uma autoridade no assunto.

2. Varie nos formatos

A Internet está repleta de sites, redes sociais e plataformas que oferecem diversos recursos. Use opções certas para fornecer informações 24 horas por dia, 7 dias por semana, para manter as pessoas engajadas e envolvidas.

Esta opção deve levar em consideração o perfil da pessoa. Não adianta investir em redes sociais que a maioria dos clientes não conhece, por exemplo.

Em suma, foque em explorar as oportunidades oferecidas pela Internet no desenvolvimento e compartilhamento de informações.

3. Integre inbound e prospecção

Como você sabe, as estratégias de inbound marketing são muito úteis porque ajudam a encontrar o perfil certo de consumidores.

Isso significa que são contatos qualificados, interessados ​​em seu produto/serviço e com bom poder aquisitivo.

Ao criar conteúdo direcionado e de alta qualidade, essas pessoas se tornam leads. Os fornecedores devem acessar e usar o banco de dados para pesquisar dados sobre eles, como:

  • Endereço;
  • Histórico de pesquisas;
  • Histórico de interações;
  • E-mail.

Leads gerados por meio de ferramentas de marketing de atração na internet economizam tempo da equipe de vendas de eletrodo para solda inox, eliminando a necessidade de pesquisar novas oportunidades.

Dessa forma, a equipe de vendas pode entrar em contato diretamente com pessoas que já conhecem a marca.

4. Invista em E-mail Marketing

Alguns dizem que o e-mail está morto – e isso é uma grande mentira!

O e-mail continua a ser uma das ferramentas de comunicação digital mais utilizadas, e receber o e-mail de alguém exige que a pessoa o forneça a você.

O marketing por e-mail pode ser bom para direcionar o tráfego de um banco de dados de contatos para um site, tanto páginas de serviço quanto páginas de destino.

Torne os e-mails interativos e divertidos para que o cliente se sinta mais próximo da empresa de montagem de painéis elétricos.

Também é uma boa estratégia começar a preparar newsletters, distribuir o conteúdo do blog e/ou mapear os posts mais importantes do mês.

5. Invista em automação móvel

De que adianta um conteúdo de qualidade se a experiência do usuário no site não for boa? O marketing de conteúdo vai muito além das palavras e a automação mobile faz parte do pacote.

A automação de marketing existe há muito tempo. Hoje os profissionais de marketing digital usam o software mais recente do mercado para automatizar campanhas de e-mail, analisar o tráfego do site e coletar dados do usuário.

O Mobile Automation usa ferramentas para ajudá-lo a coordenar e criar campanhas multicanal para gerenciar relacionamentos com clientes em grande escala.

O principal objetivo dessa estratégia é proporcionar experiências personalizadas que estimulem clientes e usuários a serem mais fiéis.

Por fim, vale lembrar que essas dicas valem para empresas de todos os portes e segmentos, como comércios, empresas de automação industrial, escritórios, etc.

6. Faça marketing de afiliados

O marketing de afiliados aumenta a conscientização e apoia o crescimento dos negócios, expandindo a rede por meio do link building.

Esta é outra ótima maneira de construir relacionamentos reais e gerar leads de qualidade para o seu conteúdo.

Ao navegar na Internet, os clientes em potencial procuram conteúdo confiável. Como tal, eles são mais propensos a responder positivamente quando duas ou mais empresas colaboram para criar conteúdo novo e valioso.

Ao pensar em uma estratégia para divulgar, defina objetivos comuns, crie relatórios relevantes, organize eventos e crie uma parceria verdadeiramente produtiva para todos.

Por que se conscientizar sobre o inbound marketing?

O modelo de marketing tradicional tem algumas desvantagens que o inbound não tem. Novamente, esse método é frequentemente usado para construir uma marca forte e aumentar as vendas.

Como você pode ver, o inbound marketing é algo que as pessoas adoram, compartilham e com o qual se envolvem. Portanto, veja abaixo os principais motivos para esses resultados.

Fideliza clientes

Se a estratégia for bem executada, os leads vão transformar a imagem da sua empresa com o tempo – e sua marca pode se tornar referência no setor. 

A partir daí, é natural que os clientes se mantenham fiéis ao seu negócio, tornem-se verdadeiros fãs e ajudem a atrair novos clientes, compartilhando recomendações e conteúdos nas redes sociais. 

Não é uma má ideia ter uma base de clientes fiéis que ainda amam sua marca e seu valor em um mercado cada vez mais competitivo.

Melhora o ROI 

Quando você investe menos capital na aquisição de clientes, seu ROI aumenta automaticamente.

Essa é, sem dúvida, uma das principais vantagens do inbound marketing e pode convencer os empresários a investir nessa área.

E esse retorno é duradouro! Em última análise, a criação de conteúdo de qualidade continuará a direcionar o tráfego para o site da sua empresa. Isso facilita a geração de tráfego e leads qualificados.

É claro que é importante manter seu conteúdo atualizado, mas, ao contrário das campanhas de publicidade paga, que não dão lucro quando o orçamento acaba, as postagens recebidas duram para sempre. 

Não é à toa que esse tipo de marketing é tão utilizado nas estratégias online. Os benefícios e oportunidades provam isso.

Mensure seus resultados com mais precisão

Ao contrário do marketing tradicional, onde os dados sobre a quantidade de pessoas que viram seu anúncio são incertos ou representam uma estimativa aproximada, uma das vantagens do inbound marketing é a capacidade de mensurar melhor os resultados.

Com as ferramentas certas, é possível obter informações em tempo real, como número de cliques, postagens de blog, resultados, visitantes do site e outras métricas.

Cria um senso de reciprocidade

Um dos gatilhos comunicacionais mais poderosos é a reciprocidade.

Isso ocorre porque uma das principais construções do inbound marketing é fornecer ao usuário conteúdo e informações relevantes sem pedir nada em troca.

Isso cria uma espécie de “dívida” psicológica nas pessoas e aproximação com a marca que ajudava quando necessário.

Um dos benefícios do inbound marketing é fortalecer o relacionamento entre empresas e clientes.

Conclusão

O marketing de atração ou inbound marketing está entre as palavras-chaves para obter repercussão e reconhecimento na web (e fora dela também!).

Nesse texto nós fizemos questão de abordar as principais temáticas relativas à prática. Esperamos que você se sinta preparado para começar a adotá-las! Os resultados não serão imediatos, mas serão duradouros e gratificantes.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias

Artigo popular

  • All Post
  • 10 MELHORES ARTIGOS
  • Economia
  • Franquias
  • Gestão
  • Marketing
  • Negócios
  • Notícias
  • Others
  • Seguros
  • Startups
  • Tecnologia
  • Turismo
    •   Back
    • Empreendedorismo
    • Abrir uma empresa
    • Plano de negócios
    • Contabilidade/Finanças
    •   Back
    • Alguns releases que receber
    • notícias empresariais
    •   Back
    • Financiamentos
    • Empréstimos
    • Cripto
    •   Back
    • Ideias de Negócios
    • Negócios online/Ganhar dinheiro na internet
    • Franquias
    • MEI
    • Pequenas Empresas
    • Dicas