Liderança assertiva | Imagem de Tumisu por Pixabay
Clareza, firmeza e respeito estão entre características que compõem um líder assertivo
O chefe e o líder podem ser dois papéis exercidos pela mesma pessoa, mas isso não ocorre muitas vezes. Enquanto o chefe se beneficia de um cargo superior na hierarquia da empresa, o líder assertivo usa de bons argumentos e habilidades para guiar a equipe liderada.
Um chefe pode ser um bom líder se souber exercer uma liderança assertiva. Ele precisa mostrar liderança, pois é o líder quem vai estar visível na empresa e concorrer a cargos de chefia. Por isso, aprender a liderar pode ajudar também quem não ocupa cargos de chefia a alcançá-los.
O que significa uma liderança assertiva?
Uma liderança assertiva consiste em um líder que consegue transmitir tarefas e mensagens de forma clara e precisa, passando credibilidade para sua equipe. Esse tipo de liderança envolve a habilidade de expressar opiniões, expectativas e decisões de maneira firme, mas sem ser agressivo ou dominador.
Os líderes assertivos demonstram confiança em suas ações e decisões, ao mesmo tempo em que reconhecem as perspectivas e contribuições de sua equipe. Eles valorizam a honestidade, a transparência e a resolução construtiva de conflitos, criando um ambiente no qual os membros da equipe sentem-se confortáveis para expressar suas ideias e preocupações. A liderança assertiva promove um equilíbrio saudável entre assertividade e empatia, resultando em um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo.
Algumas características estão muito ligadas ao papel do líder, e, para ser visto como tal, basta agir de acordo com elas. Respondendo a algumas perguntas, é possível descobrir o que é esperado de um líder:
- Por onde começar rumo a uma liderança assertiva?
- Qual é a relação entre comunicação e liderança?
- Quais são os conhecimentos necessários para liderar?
- Por que é importante ser um bom líder além de apenas chefe?
Por onde começar rumo a uma liderança assertiva?
O comprometimento com o trabalho tem que começar pelo líder e inspirar consequentemente seus seguidores. Geralmente as pessoas só se inspiram naquelas pessoas que causam admiração e também são símbolo de simpatia, então a liderança assertiva passa por transparecer humildade e integridade.
Isso começa a partir do primeiro contato com a equipe, quando o líder deve se preocupar com a primeira impressão que passa aos colegas. Nesse momento, é importante se preocupar se as ações estão de acordo com as palavras, não abrindo brecha para que as pessoas pensem no aspirante a líder como uma pessoa que não segue os valores pregados.
Ou seja, se um líder cobra pontualidade, cuidados com o lixo no ambiente de trabalho e bons relacionamentos com os colegas, ele só poderá fazer essas cobranças se ele mesmo colocar isso em prática.
A pontualidade e a disponibilidade para colaborar com a equipe podem ser algumas das características já percebidas no líder no primeiro encontro com a equipe. Tudo isso exige autocontrole, já que em uma empresa se convive com pessoas de diferentes perfis e gerações, testando a capacidade de lidar com relacionamentos e com a própria liderança.
Outra qualidade importante que auxilia nos desenvolvimentos é a autoconfiança, que vem da confiança do líder em lidar com a equipe e com o próprio trabalho e de superar dificuldades. É importante ressaltar que o líder deve também confiar no potencial e nos resultados da equipe que o segue.
Qual é a relação entre comunicação e liderança?
Além de inspirar valores positivos por meio dos comportamentos, uma liderança assertiva é saber comunicá-los. Dessa forma, é possível gerar emoções positivas e deixar metas e valores de forma clara para toda a equipe.
Para isso, é necessário que o líder saiba comunicar também o valor que cada um tem para a empresa e que o esforço dos colaboradores é percebido. Elogiar, porém, não é a única e a forma mais adequada de reconhecer o trabalho da equipe, acima de tudo é preciso saber ouvir as demandas e reclamações de cada um.
Na hora de analisar as demandas, os líderes não podem demonstrar favoritismo no atendimento. Todos devem ser tratados igualmente.
Além disso, a prática de fornecer feedbacks é de extrema importância em uma empresa, seja ele positivo ou negativo. O feedback eficaz cria um ambiente de comunicação aberto e transparente, permitindo que os membros da equipe entendam claramente suas expectativas e áreas de melhoria. Isso não apenas reforça os pontos fortes e contribui para o crescimento profissional, mas também ajuda a corrigir eventuais problemas ou erros.
Pulso firme
Não só de palavras doces se sustenta qualquer tipo de relação, por isso uma liderança assertiva é saber comunicar também quando algum membro da equipe apresenta comportamentos tóxicos e agressivos. Esse é mais um passo para inspirar confiança, mostrando saber o que precisa ser feito.
Informar o que é necessário significa também ser transparente sobre informações necessárias para os funcionários. Ou seja, é preciso sempre ressaltar metas e objetivos da empresa, regras e penalidades e também direitos trabalhistas dos colaboradores.
Quando em posições de chefia, o bom líder informa sobre processos burocráticos como o cumprimento de aviso prévio e os benefícios aos quais o funcionário tem direito durante o período de trabalho e pós-demissão.
Quais são os conhecimentos necessários para liderar?
Em primeiro lugar, vem o autoconhecimento, ou seja, é preciso conhecer as próprias habilidades e aspectos a melhorar. O líder ou a líder que sabe no que é bom sabe quais problemas pode ajudar a resolver e em quais áreas precisa buscar mais treinamento.
O autoconhecimento também é necessário para identificar em quais momentos um líder está agindo racionalmente e quando pode acabar sendo influenciado por seus sentimentos.
Outro conhecimento muito importante a ser adquirido é sobre os colegas de trabalho. Diferentemente do conhecimento do tipo fofoca, o aprendizado necessário sobre a equipe deve focar em descobrir em que função cada um é melhor.
Assim, fica mais fácil organizar e distribuir as tarefas e fazer escolhas para o trabalho em projetos da empresa. Não podem ser ignoradas também as dificuldades de cada colaborador, para motivá-los a superá-las e oferecer cursos e treinamentos adequados para que eles minimizem esses transtornos.
Por que é importante ser um bom líder além de apenas chefe?
Uma pesquisa realizada pela consultoria Gallup, em 2022, revelou que 70% das variações de engajamentos no trabalho estão diretamente ligadas aos gerentes imediatos. O levantamento ainda concluiu que a falta de engajamento pode gerar a perda global de cerca de 8 trilhões de dólares.
Além disso, o estudo chegou também à conclusão de que a melhoria nesse engajamento tem impacto na produtividade, gerando um aumento de 70%. Isso pode ser comprovado por meio de um levantamento feito pela consultoria Great Place to Work (GPTW).
Nunca parar de aprender
Além da capacitação dos funcionários, o líder deve investir no próprio aprendizado, que nunca deve ser considerado suficiente. É preciso acompanhar as novidades do mercado.
O líder que quer garantir uma liderança assertiva e ocupa posição de chefe deve sempre investir em consultorias e treinamentos para si e sua equipe, garantindo a possibilidade de chefia por merecimento e liderança para todos.
Por: Conversion