Marketing de produto | Imagem de Freepik
Você já ouviu falar do marketing de produto? Essa é uma estratégia que foca em conectar a proposta de valor de um produto ao público alvo, no momento certo e usando a linguagem certa.
Podemos dizer que saber aplicar um marketing de produto com um modelo inovador pode ser o grande diferencial que o seu negócio precisa para se destacar dentre os demais concorrentes.
Então, continue acompanhando o conteúdo de hoje para dominar essa estratégia de marketing. Descubra como aplicar esse conceito na prática de maneira estratégica e eficiente!
Entendendo o papel do marketing de produto
Primeiramente, vamos entender qual é o papel do marketing de produto quando olhamos para a dinâmica das vendas online.
O marketing de produto é uma estratégia baseada em adotar um conjunto de ações focadas em posicionar um produto no mercado, para comunicar os seus diferenciais e despertar o interesse de compra em potenciais clientes.
Assim, enquanto temos o marketing tradicional que cuida da construção da marca como um todo, o marketing de produto tem um nível um pouco mais específico. Afinal, ele foca em conectar benefícios e soluções à necessidade do cliente.
Segundo o portal Harvard Business Review, as empresas que conseguem aplicar esse tipo de estratégia de maneira eficiente podem reduzir em até 40% os custos de aquisição de clientes.
Isso significa que são capazes de atingir públicos mais alinhados com o valor que o produto pode oferecer.
Mas como usar o marketing de produto de maneira inovadora e ter bons resultados na prática? Separamos aqui as 6 dicas mais importantes que podem te ajudar nesse processo:
Crie narrativas em torno do seu produto
Você já ouviu falar que o mundo digital de hoje pede muito mais conexão do que publicidade?
Pois é! Criar narrativas se tornou uma das formas mais poderosas de aplicar estratégias de marketing de produto para tornar-se um item mais interessante e relevante para o público.
Para criar boas narrativas em cima do seu produto, você pode, por exemplo:
- Contar a história de criação do produto;
- Mostra os bastidores da produção;
- Trazer depoimentos reais de clientes,
- Focar na criação de vídeos e conteúdos interativos.
Foque em micro influenciadores do seu nicho
Ao invés de tentar focar nas grandes celebridades que poderiam se encaixar no perfil do seu produto, aposte antes em micro influenciadores. Afinal, eles ainda estão começando, têm audiências menores, mas bastante engajadas.
Esses profissionais costumam ser ótimos canais para quem busca formas de como fazer marketing de um produto mais segmentado e confiável ao mesmo tempo.
Além de mais acessíveis, essa estratégia costuma gerar um melhor retorno por incentivar relações mais próximas com os seguidores.
Inclusive, segundo a plataforma Influencer Marketing Hub, micro influenciadores podem gerar até 60% mais engajamento do que os macro influenciadores.
Personalize a jornada do cliente com dados
Ferramentas como CRM, Google Analytics e automação de marketing permitem que você consiga entender o comportamento de quem está visitando o seu site, interagindo com as suas redes ou abandonando um carrinho.
Com esses dados, é possível personalizar ainda mais a experiência do cliente e aplicar o marketing de produto de forma mais direcionada.
Por exemplo: mandando recomendações de produtos com base em compras anteriores e produzindo e-mails com ofertas segmentadas.
Aposte no conteúdo interativo
Uma das maneiras mais inovadoras para quem quer destacar um produto no meio digital é envolver o seu cliente em experiências digitais interativas.
Isso pode ser feito por meio da criação de quizes para ajudar a escolher o melhor produto, simuladores de uso, testes gratuitos com onboarding automático, realidade aumentada para visualização do item e muito mais.
Esse tipo de ação contribui diretamente para aumentar o tempo de permanência no site e melhorar a escalabilidade. Além disso, também melhora a taxa de conversão e ainda posiciona a marca como mais moderna.
Integre canais online e offline
Mesmo que o seu negócio seja digital, é possível criar pontos de contato físicos para reforçar o posicionamento do seu produto. Mas você não precisa, necessariamente, investir em um ponto físico para tirar essa ideia do papel.
Parcerias com lojas físicas, pop-ups ou eventos presenciais, por exemplo, são excelentes maneiras de conectar esses dois mundos e garantir acesso às duas modalidades de experiência para o seu cliente.
Um ótimo exemplo são os negócios que atuam com fornecedores de artigos esportivos para revenda e que aproveitam o digital para impulsionar a distribuição e o posicionamento dos seus produtos físicos.
Essa combinação amplia o alcance da marca e consegue fortalecer a sua imagem para o consumidor final ao mesmo tempo.
Invista em testes e adaptações constantes e use o marketing de produto para otimizar seus resultados
Por fim, mas não menos importante, uma das maiores vantagens que o marketing digital pode te proporcionar é a possibilidade de testar, ajustar e escalar. Então, não deixe de usar isso a seu favor.
Teste títulos, descrições e imagens de produto, compare os canais de conversão e analise quais mensagens estão gerando os melhores resultados.
Muitas vezes, com alguns simples e pequenos ajustes, é possível otimizar o seu funil de vendas e usar o marketing de produto para maximizar os seus resultados.
O marketing de produto como motor de crescimento
Quando o marketing de produto é bem aplicado por um negócio, não há dúvidas de que ele se torna uma das ferramentas mais necessárias para destacar diferenciais competitivos, fortalecer a reputação da marca e aumentar a conversão.
E isso vale tanto para quem está começando, como para empresas que já estão mais consolidadas no meio digital.
E o melhor de tudo é que essas estratégias também funcionam muito bem em nichos específicos.
Então, se essa é a sua atuação, vale conhecer esse conteúdo sobre como montar uma loja de esportes na internet. Ele mostra como unir presença digital e marketing focado no produto pode ser o diferencial para escalar os seus resultados de forma sólida.
O que podemos tirar de aprendizado sobre marketing de produto é: mais do que mostrar o que você vende, é necessário mostrar porque aquilo importa.
Para isso, o marketing de conteúdo está aí para conectar, engajar, entregar valor real e tornar a experiência de compra do seu cliente algo realmente memorável.
Ao aplicar essas estratégias com criatividade e foco no seu cliente, temos certeza que o seu negócio tem tudo para crescer com consistência e principalmente gerar um impacto positivo no seu mercado!