Marketing de realidade aumentada | Imagem de Scott Webb no Unsplash
Você sabe do que se trata o marketing de realidade aumentada? Esse novo jeito de divulgar produtos e serviços promete ser o futuro, o que significa que empreendedores devem ficar por dentro do tema.
Os conceitos de marketing não são um assunto novo, tendo nascido ao mesmo tempo que a própria venda de produtos ou prestação de serviços. De maneira extremamente simplificada, se trata dos jeitos de conquistar os públicos-alvo, possibilitando o crescimento do negócio com ética e qualidade.
O que é novo são as estratégias ou subdivisões desses conceitos. Se antes o marketing se focava em meios de comunicação tradicionais (como a televisão ou os jornais), hoje em dia a internet é o campo principal, ofuscando os outros veículos na promoção de produtos, serviços e assuntos de toda ordem.
E o mesmo vale para as tecnologias, as quais são adotadas pelo marketing digital conforme avançam. Uma delas, e a qual será protagonista durante o texto a seguir, é a realidade aumentada. Além de explicarmos o que ela é, vamos explorar as suas vantagens e como você pode investir nesse espaço.
Do que se trata o marketing de realidade aumentada? Quais são alguns exemplos práticos da sua utilização?
A tecnologia da realidade aumentada não requer explicações, mas de que maneira o marketing se relaciona com esses gadgets? Basicamente, falamos de estratégias que se utilizam da imersão do público-alvo, com o objetivo de vender um produto ou oferecer a contratação de determinado serviço.
Um exemplo muito prático de marketing de realidade virtual aumentada são os tours virtuais realizados por imobiliárias e corretoras de imóveis. Elas permitem que os interessados visitem virtualmente espaços que desejam comprar ou alugar, sem a necessidade de realizar os encontros formais inconvenientes.
E essa é sua uma utilização, com múltiplas outras existindo, como a chance de experimentar roupas, calçados, óculos e outros acessórios virtualmente, o aprendizado acadêmico e científico e muito mais. Naturalmente, a tecnologia é mais interessante para algumas áreas do mercado do que para outras.
3 vantagens do marketing de realidade aumentada para as marcas
O marketing de realidade aumentada e virtual possui inúmeras vantagens, tanto quando comparado com os outros tipos de estratégias digitais quanto como ferramenta própria. Nós separamos três dentre as mais interessantes, as quais independem do mercado no qual venda os produtos ou ofereça serviços.
1. Aumenta o engajamento do público-alvo em relação à marca
Tudo o que lida com tendências necessariamente aumenta o engajamento de quem esbarra com o assunto, o que não é diferente para o marketing de realidade aumentada e realidade virtual. Mesmo indivíduos que não planejavam comprar um óculos novo podem ficar tentados com a possibilidade de testá-lo de casa.
Esse tipo de lógica é especialmente valiosa nas redes sociais, onde “trends” muitas vezes significam a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empreitada. A ideia não é “chamar a atenção” sem um propósito, mas agregar uma “gimmick” útil para os consumidores em potencial nos espaços digitais.
2. Coloca a marca à frente das tendências do mercado
Não importa qual seja o produto ou serviço da sua marca, as chances são altas de que faça parte de um mercado competitivo. A fim de se destacar, é indispensável não somente estar atento ao que é tendência (como citado no item anterior) como estar à frente do que as tecnologias têm a oferecer.
No caso do tema desse texto, isso significa adotar estratégias de marketing de realidade aumentada e virtual. É importante notar que não falamos sobre abandonar as ações “tradicionais” do marketing digital, mas sobre costurar as ideias novas e as ideias comprovadas dentro daquelas campanhas multimídia.
3. Reduz custos diversos, desde devoluções até consultorias
Um consumidor que tem a chance de experimentar um determinado produto antes de comprá-lo está menos propenso a devolvê-lo; o que, naturalmente, é positivo à marca. O marketing de realidade aumentada cumpre esse propósito aqui, possibilitando o contato digital sem precisar de algo físico.
Isso é positivo também para reduzir desperdícios de tempo, como visitas guiadas a um imóvel que não resultam em um negócio fechado. Mais uma vez, não falamos em abandonar as experiências físicas em prol da realidade aumentada, mas de oferecer uma possibilidade “extra” àqueles que a busquem.
Como investir no marketing de realidade aumentada? Quais estratégias podem ser colocadas em prática?
A fim de investir no marketing de realidade virtual e aumentada, a primeira pergunta que se deve fazer é: a área do mercado onde a minha marca atua faz sentido com essa tecnologia? É possível pensar em estratégias para uma marca de alimentos, por exemplo, mas a realidade aumentada não é prioridade.
Em segundo lugar, deve-se colocar na ponta do lápis todas as possibilidades de custos com estratégias dessa natureza, ponderando investimentos e gastos. Faz mais sentido para empresas maiores lidarem com campanhas que utilizam essa tecnologia, mas essa está longe de ser uma atitude 100% exclusiva.
Por último, há a aplicação direta dessas estratégias, como sites responsivos às experiências e gadgets, utilização de tecnologias de QR Code, disponibilização de alternativas (levando em conta que o VR ainda não está presente em todos os espaços) e mais. O planejamento de campanhas é uma etapa indispensável.
Se o marketing de realidade aumentada será ou não o futuro das estratégias digitais, só o futuro nos dirá. O que é certo é que ele é uma tendência atual e que deve ser levado em conta por profissionais e empreendedores que não queiram ficar para trás quando o assunto é a divulgação em meios digitais.