Planejamento de campanhas: como fazer e vantagens

Compartilhar esse artigo:

Sumário

Planejamento de campanhas: como fazer e vantagens

Planejamento de campanhas | Imagem de Freepik no Freepik

O planejamento de campanhas é um elemento que faz com que as estratégias de marketing tenham como resultado o sucesso na divulgação de um produto, serviço ou marca.

Elaborar um bom plano envolve, entre outros, definir objetivos, escolher público-alvo, selecionar meios para se conectar com os consumidores e criar conteúdos que repassem mensagens impactantes.

Ou seja, é uma ferramenta perspicaz para que a companhia consiga atingir e manter o sucesso desejado a longo prazo. Enquanto as estratégias gerais são mais abrangentes, o plano de campanha é focado, enxuto e direcionado a canais específicos que impulsionam campanhas em particular.

Como estruturar um planejamento de campanhas?

Como diria Seth Godin, especialista em marketing, campanhas bem planejadas são fundamentadas em dados e estratégias sólidas para que a marca tenha maiores chances de se conectar com o público certo.

Seja para grandes empresas ou pequenos negócios, como impulsionar uma agência de babá, a estrutura para elaborar o planejamento e a implementação de uma campanha publicitária requer seguir alguns passos:

1. Definir objetivos, metas e indicadores

Estipular uma estratégia envolve saber quais são os objetivos que devem ser alcançados. Afinal, é preciso entender porque uma campanha está sendo lançada e o que esperar como possíveis resultados. Como, por exemplo:

  • aumentar ou ganhar maior reconhecimento para um nova marca;
  • aumentar as vendas para um público específico;
  • melhorar a imagem pública;
  • criar conexões reais e naturais;
  • fidelização de clientes.

Com metas claras, é hora de definir os indicadores ou métricas que comprovem que esses objetivos foram atingidos. Indicadores-chave, como KPIs, é uma maneira prática para entender o progresso que as estratégias de publicidade estão seguindo.

É importante salientar que as metas precisam ser específicas, mensuráveis, realizáveis e com prazo determinado. Caso contrário, são encaradas como confusas e desmotivadoras pelos envolvidos.

2. Escolher o público-alvo

Um dos pontos chave de qualquer planejamento de campanha publicitária é saber para quem o conteúdo será direcionado. Afinal, é praticamente impossível criar uma mensagem impactante se não souber para quem ela deve ser feita.

Portanto, é vantajoso realizar uma segmentação, definindo claramente o mercado e o público-alvo. Cada mercado possui características distintas, e compreendê-las é fundamental para determinar a melhor estratégia para alcançar os consumidores. 

Criar uma persona específica para a campanha, levando em conta fatores como idade, gênero, localização, interesses, status socioeconômico, entre outros, permite escolher os canais mais adequados e a linguagem que favorece uma conexão genuína e profunda.

3. Canais de comunicação

Imagem de Pixabay no Pexels

Sabendo o que se quer como resultado e quem atingir, a etapa seguinte do planejamento de campanhas é especificar quais meios de comunicação serão usados para a campanha de marketing.

Hoje há uma infinidade de canais úteis e que atingem um público específico, incluindo:

  • redes sociais;
  • newsletter e e-mail marketing;
  • conteúdo web;
  • atividades de relações públicas;
  • influenciadores e publicidade online;
  • canais tradicionais como televisão, rádio, outdoor.

Entender o formato que a campanha irá exigir, favorece a definição de tarefas e profissionais necessários para que ela aconteça.

4. Estipule o orçamento necessário

Sem delimitar propriamente o quanto é viável investir em uma campanha, o planejamento de campanhas pode seguir um caminho que não é factível ou realista.

É preciso considerar o quanto é necessário gastar para maximizar os resultados de cada canal de comunicação escolhido. 

Quando um orçamento não está bem definido, a campanha tem grandes chances de fracassar. Neil Patel explica que a falta de controle financeiro resulta em gastos excessivos e ineficientes, comprometendo o ROI e a viabilidade da estratégia.

Faça orçamentos e some todos os gastos possíveis. Além disso, realize ajustes para que haja viabilidade financeira condizente com as expectativas de retorno.

5. Desenvolva a mensagem

Essa é a parte em que o plano começa a criar forma. Assim, sabendo o orçamento e as plataformas que serão usadas, é hora de criar o conteúdo que será divulgado.

Como cada plataforma é única, e o mesmo consumidor pode atuar de forma diferente em cada uma, as mensagens devem ser personalizadas. Então, adapte os materiais fazendo com que o público receba, perceba e interaja de maneira positiva.  

Há exemplo de planejamento de campanha publicitária que demonstram que publicações frequentes têm peso muito maior do que as esporádicas. Inclusive, é uma ótima estratégia para a geração de leads com o tráfego orgânico.

Monitore diferentes canais de comunicação para entender melhor como é a interação envolvida. Isso fará com que o conteúdo produzido seja realmente relevante quando chegar ao público destinado.

6. Execução e implementação

Com tudo pronto, execute o planejamento de campanhas. Mas, antes da divulgação em massa, realize testes para perceber possíveis reações e faça ajustes se houver necessidade. 

Otimize a campanha para obter melhores resultados. Lembre-se de usar os mesmos canais de comunicação para que o teste reflita a realidade.

A revisão, embora consuma mais tempo, garante que o conteúdo chegará a fornecedores e consumidores da mesma maneira que foi planejada. Então, é preciso ter um olho atento para conferir se elementos e mídias estão corretos. E, também, que as ações sigam a ordem estipulada.

7. Monitore e analise os resultados

Imagem de campaign_creators no Unsplash

Pode até não parecer, mas a etapa final do planejamento de campanhas é acompanhar o desempenho das ações empregadas. Assim sendo, aqui você deve observar se os indicadores correspondem com as metas estipuladas no começo do plano. Principalmente, o retorno do investimento.

Use a experiência para entender onde foram os erros e acertos. Mas, como é uma parte das grandes estratégias de marketing, analisar os resultados fará com que o próximo planejamento de campanhas seja aprimorado.

As vantagens do planejamento de campanhas

Com tudo que foi abordado é possível entender o quanto o planejar campanhas é fundamental e traz muitos benefícios para a organização e o time de execução.

Mas, para deixar ainda mais claro, listamos suas principais vantagens: 

  • Clareza nos objetivos e foco para alcançar os resultados;
  • Uso eficiente dos recursos disponíveis;
  • Acompanhamento, monitoramento e ajustes em tempo real;
  • Segmentação precisa e foco no público-alvo;
  • Redução de riscos;
  • Mensagem consistente nos canais e interações com clientes;
  • Reforço e reconhecimento da marca;
  • Melhor acompanhamento de resultados;
  • Facilidade para seguir um cronograma bem definido;
  • Maior probabilidade de sucesso na campanha.

Então, agora você já sabe como conseguir essas e outras vantagens. Portanto, elabore um bom planejamento de campanhas, construa uma comunicação coerente e aumente o impacto da sua marca no mercado.

Compartilhar esse artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

EM ALTA

LEIA MAIS