Vender seguro auto online | Imagem de Julia M Cameron / Pexels
Saiba como vender seguro auto online e atender às novas formas de consumo, ampliando seus lucros.
A era digital mudou, por completo, a forma de consumo das pessoas. Cada vez mais exigentes, os consumidores, hoje, têm total autonomia para pesquisar produtos e serviços, além de adquiri-los sem sair de casa.
O mesmo vale para o mercado de seguros, fazendo com que os corretores se adequem para vender, também, seguro auto online.
De fato, o mundo dos seguros encontram, na internet, uma grande aliada de vendas. Afinal, o cliente pode pesquisar as opções de casa, solicitar a cotação, receber e fechar todo o contrato virtualmente. O que não dispensa, claro, o corretor de prestar as informações e consultorias necessárias.
Logo, vender seguro auto online, sem sair de casa, é mais fácil do que se imagina. As vantagens são muitas, inclusive disponibilizar os serviços da sua corretora em tempo integral, ampliando as possibilidades de lucro.
Veja como fazer isso e se diferenciar dos concorrentes!
Por que vender seguro auto online?
Antes de mais nada, por que o corretor ou corretora deve vender seguro auto online? Primeiro, por ser uma tendência de consumo, uma vez que o consumidor opta por compras no conforto de sua casa, onde pode analisar propostas e condições com mais calma.
Em segundo lugar, há a possibilidade de ampliar as vendas, pois o seu produto estará disponível para consulta em tempo integral. Basta que você disponibilize um link com os seus principais produtos e canais para solicitar cotações.
Ou seja, você não precisa vender apenas em horário comercial. Mas, para se destacar diante dos concorrentes, é importante dispor do máximo de informações possíveis sobre os seguros, deixar clara a possibilidade de venda de produtos personalizados, além de se colocar à disposição para atendimentos.
Como vender seguro auto online
Agora que você já sabe as vantagens de vender o seguro auto online, chegou a hora de se adaptar à nova realidade e ver como fazer isso.
Como veremos adiante, as estratégias de marketing são variadas e, na verdade, você não precisa limitar-se a apenas uma delas. Vejamos com mais detalhes.
1. Site/blogs
A maior parte das pessoas, hoje, compra produtos por meio de sites. Você mesmo já deve ter encomendado um par de tênis ou um móvel por sites. Então, por que não vender seguro auto online usando essa mídia?
Pelo site, você tanto mostra seus principais produtos quanto disponibiliza links para cotação e canais de contato. Para isso, valem WhatsApp, formulários ou chats. Porém, atente-se para estes detalhes:
- Tenha um site responsivo, isto é, que não demore a carregar, a ponto de o cliente desistir de navegar por ele;
- Procure deixá-lo adaptado também para o uso de celular, pois boa parte dos clientes cotam pelos dispositivos móveis;
- Invista nas landing pages, página que realiza vendas diretas, evitando distrações.
Outra dica importante é investir na produção de conteúdo para blogs. Neles, você posta informações relacionadas ao mundo dos seguros, criando autoridade. A ideia é fazer com que seu site seja bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google.
Por fim, insira ferramentas de venda de seguro auto online, preferencialmente, integrada a um software de cálculo. Assim, o cliente já tem uma ideia de quanto pode investir em cada tipo de cobertura.
2. Redes Sociais
Com certeza, o profissional que quer vender seguro auto online precisa inserir-se nas redes sociais, já que elas são essenciais para o marketing digital. Porém, mais do que isso, precisa entender as estratégias que funcionam para cada uma.
Antes de falar sobre isso, tenha em mente que as redes sociais são o meio mais rápido para que o cliente chegue até você. Por eles, você mostra os produtos, posta avaliações de clientes que já fecharam com você, além de interagir com futuros segurados.
Mas, voltemos às estratégias. Em primeiro lugar, é preciso deixar as redes sociais com a cara da sua marca, ou seja, cuidar da identidade visual. Ademais, é imprescindível deixar claros os canais de contato, de tal forma que o cliente saiba como pedir informações.
Outro ponto importante é conhecer o seu público alvo, os horários que mais acessa cada rede e o tipo de conteúdo relevante que gostam de visualizar. Invista em anúncios patrocinados para que as postagens alcancem um número maior de pessoas.
Mostre, também, o lado humanizado da marca, indo além das avaliações positivas, mas postando, por exemplo, imagens do cotidiano da sua corretora. Caso tenha dificuldades, contrate um profissional especializado em gestão de redes sociais.
3. Explore o WhatsApp
Quando falamos em redes sociais, não podemos nos esquecer do WhatsApp, atualmente, consolidado como importante ferramenta de vendas. No caso dos negócios, o ideal é utilizar o WhatsApp Business, uma versão própria para atendimento empresarial.
Entre os diferenciais da plataforma, podemos destacar os seguintes:
- Identificação do usuário por etiquetas;
- Mensagens automatizadas;
- Fortalecimento da identidade da marca;
- Perguntas e respostas rápidas.
Ainda, é possível colocar catálogos de vendas, de tal forma que o cliente consegue acessar os produtos e chamar com as informações adiantadas.
4. Parcerias com startups
Se, antes, as insurtechs, tipo de startup voltada para o mercado de seguros, eram vistas como concorrentes, hoje devem ser visualizadas como aliadas. A ideia é reunir, em uma plataforma, parceiros para que o cliente faça sua cotação e, assim, encontre a melhor opção.
Em outras palavras, elas funcionam como intermediárias entre corretores e clientes, encontrando serviços e produtos adequados a cada cliente. Então, uma das estratégias para vender seguro auto online é, justamente, firmar parcerias com essas startups.
Assim, mais pessoas podem encontrar o seu produto, claro, se ele apresentar um bom custo-benefício. Um dos exemplos de insurtechs é a Smartia, que permite a cotação de seguro online e direciona para o contato com especialista.
5. Parcerias com sites especializados
Assim como fazer parcerias com startups é uma estratégia para vender seguro auto online, o mesmo funciona com sites especializados. Algumas plataformas reúnem informações sobre seguradoras, inclusive participação de mercado e portfólio.
Vale inserir sua marca nestes sites, também, para que clientes conheçam os seus seguros e, a partir daí, solicite cotações.
6. Contato com influencers
Sim, você pode fazer parcerias com influencers para divulgar a sua marca. Esse trabalho conjunto é feito com a figura pública indicando os seus serviços por meio de anúncios. A estratégia funciona por tratar o tema de forma leve e direcionada principalmente a público alvo específico.
Por exemplo, você pode buscar parcerias com humoristas para atingir o público jovem. Ou, figuras especializadas para convencer motoristas experientes que ainda são relutantes em fechar um seguro.
7. E-mail
Por fim, o bom e velho e-mail é uma excelente ferramenta para vender seguro auto online. Sabe aquele cliente em potencial que ainda estava em dúvida sobre fechar, ou não, o seguro? Use o e-mail para convencê-lo.
Envie informações sobre seguro auto, inclusive a porcentagem de motoristas que não o fazem e os riscos que correm sem a proteção. Mande entrevistas com especialistas, alertas sobre trânsito, entre outros temas.
Apenas tome cuidado para não ser cansativo e, em vez de converter esse lead em vendas, o afastar.
Conclusão
Não é nenhum bicho de sete cabeças saber como vender seguro auto online, sem sair de casa. O corretor precisa enxergar a internet como aliada para alcançar mais clientes, expor sua marca para um público maior e, assim, aumentar os seus lucros.
O que não pode, entretanto, é deixar de prestar um atendimento personalizado ao vender seguro auto online. Isso é o que diferencia comprar de uma máquina ou de um profissional respeitado.